“Coloquem a necessidade do povo como prioridade”, aconselha Gorski ao plenário

por Pedritta Marihá Garcia — publicado 17/08/2021 17h10, última modificação 18/08/2021 14h40
Vereador de Curitiba por seis mandatos consecutivos, José Gorski participou da sessão plenária desta terça-feira (17). Sua visita é parte do projeto de resgate da memória política da Casa.
“Coloquem a necessidade do povo como prioridade”, aconselha Gorski ao plenário

“Tive como princípios norteados, na minha vida pública e pessoal, honestidade, dignidade e dedicação em tudo aquilo que me propus a fazer”, disse José Gorski, ex-vereador de Curitiba. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Vereador por seis mandatos consecutivos, entre os anos de 1973 e 2000, José Gorski participou da sessão plenária da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) desta terça-feira (17). Sua participação em plenário é fruto do novo projeto do Legislativo de preservação da memória política da capital, iniciado na semana passada, quando o Legislativo recebeu a presença do ex-vereador Nobutero Matsuda, de 93 anos. Gorski foi 2º secretário da Casa no biênio 1983/1984, quando estava em seu terceiro mandato; e foi prefeito interino em 1990, no quarto mandato.

Autor de 19 leis municipais, Gorski tem 87 anos e não escondeu a emoção em subir na Tribuna Bento Munhoz da Rocha, 21 anos depois do seu último ano como parlamentar. “Por 28 anos exerci a função de nesta Casa Legislativa. Sou filho de imigrantes poloneses da segunda geração nascida no Brasil e por sempre lutar por melhorias, naturalmente acabei adentrando no meio político curitibano”, disse o ex-parlamentar, emocionado por estar no Palácio Rio Branco, onde participou de “inúmeras e inúmeras sessões alegres, combativas, discutidas em prol do bem da cidade”.

Aos vereadores da 18º legislatura, o convidado relatou que em seis mandatos consecutivos participou de votações e debates históricos, como a criação da Cidade Industrial de Curitiba (CIC), a implantação do transporte coletivo, a expansão da rede coletora de esgoto – que, segundo ele, praticamente não existia em Curitiba na década de 1970 – e do sistema de iluminação pública, “que era escassa”. “Abertura de ruas, coleta de lixo domiciliar, creches e unidades de saúde”, também enumerou Gorski, que teve forte contribuição na construção da primeira unidade de saúde, em 1982.

Nos anos em que atuou no Palácio Rio Branco, José Gorski contribuiu com decisões legislativas que contribuíram para que “Curitiba fosse reconhecida nacionalmente e internacionalmente como cidade modelo”. “Tive como princípios norteados, na minha vida pública e pessoal, honestidade, dignidade e dedicação em tudo aquilo que me propus a fazer. Sempre procurei manter uma articulação direta e ativa com a população e com os órgãos públicos que regem a administração pública, trazendo como consequência, a realização de inúmeras obras e melhorias aos bairros da capital”, emendou.

¨Me sinto orgulhoso de estar aqui agora, olhando para os senhores e senhoras, de poder ter contribuído por tantos anos consecutivos na cidade. Só tenho a dizer que agradeço por retornar à esta Casa e fazer a rememoração de pequenos e grandes momentos que vivi ao longo da minha trajetória política”, complementou o ex-vereador, que aconselhou os atuais legisladores da cidade a sempre colocarem “a necessidade do povo curitibano como prioridade” e a serem “éticos e honestos, para quando chegarem à minha idade e olharem para trás, se orgulharem com tudo aquilo que contribuíram para a melhoria e crescimento da cidade”.

“Gorski, durante seus mandatos, foi um vereador atuante e com muito denodo se dedicou à cidade, em especial ao bairro Santa Felicidade. Na sua época, tinha o respeito pelos demais vereadores, na sua forma de agir, como uma pessoa que quis colaborar e ainda colabora com a cidade”, respondeu Serginho do Posto (DEM), em nome do plenário. “É uma honra recebê-lo aqui. Que Deus lhe dê ainda muita saúde, muita sabedoria, para que continue esse trabalho em prol dos curitibanos, em prol da cidade de Curitiba”, finalizou o presidente do Legislativo, Tico Kuzma (Pros).

Homenagem
Além de entregar à José Gosrki a obra Legislaturas Municipais de 1947 a 2020, elaborada pela analista legislativo Luciane de Fatima Pereira, em agradecimento à sua participação no projeto de resgate da memória do Legislativo e à sua contribuição política para Curitiba, o presidente Kuzma também estendeu a homenagem ao também ex-vereador Luiz Carlos Betenheuser, de 87 anos. Integrante da 9ª Legislatura, assumiu o mandato em 1983 pelo PDS e permaneceu até 1988. Betenheuser não pôde participar da sessão de hoje.