“Comida di Buteco” fará parte do calendário oficial de Curitiba

por Fernanda Foggiato | Revisão: Brunno Abati* — publicado 14/03/2023 15h50, última modificação 15/03/2023 08h55
Aprovado em primeiro turno, o projeto valoriza o concurso de pratos da chamada “culinária raiz”.
“Comida di Buteco” fará parte do calendário oficial de Curitiba

Marcelo Fachinello defendeu a importância do projeto no fomento ao comércio gastronômico. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Nessa terça-feira (14), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) aprovou, com unanimidade, o projeto de lei para incluir o festival gastronômico “Comida di Buteco” no calendário oficial de eventos da capital. O projeto de lei que chancela a competição é do presidente da Casa, Marcelo Fachinello (PSC), e teve o apoio de 30 vereadores. A proposta retorna à pauta, nessa quarta (15), para a confirmação em plenário (005.00088.2022). 

O autor defendeu a importância do projeto no fomento ao comércio gastronômico, “principalmente neste momento que estamos retomando, que estamos voltando depois da pandemia”. A iniciativa prevê a realização anual do festival “Comida di Buteco” durante o mês de abril. Hoje, com abrangência nacional, o evento foi criado há 23 anos e chegou a Curitiba em 2015. 

Os melhores botecos de cada cidade são escolhidos por meio de votação popular e, então, participam da disputa nacional, que elege o “Melhor Boteco do Brasil”. Os critérios estabelecidos no concurso contemplam da higiene do estabelecimento à temperatura da bebida, não esquecendo do principal: o prato criado pelo “buteco”, exclusivamente, para a competição.

Os organizadores explicam que “buteco”, com "U" em vez de “O”, é como os mineiros chamam carinhosamente seus bares. Eles destacam que a intenção do certame é privilegiar a simplicidade e a autenticidade desses botecos tradicionais, que são referências de comida boa, de ambiente democrático e de descontração. “Se escreve, de fato, dessa forma, porque é um evento que veio de Minas Gerais aqui para Curitiba e também para outros municípios importantes do Brasil”, reforçou o autor. 

“Aqueles mais antigos, que estavam sendo deixados de lado em algum momento, aqueles que de maneira simples reúnem o pessoal para saborear um bom aperitivo ao som das conversas, prosas, às vezes, da boa música”, continuou. E a cidade de Curitiba, lembrou o presidente da Casa, possui diversos botecos tradicionais. 

Conforme o autor, o “Comida de Buteco” injeta R$ 300 milhões na economia do país e gera 8 mil empregos, durante a realização do evento. “E tem gente que faz turismo, vem de outras cidades para participar do concurso, para votar, para fazer a sua escolha, e, obviamente, para experimentar aquilo que cada um dos botecos está servindo ali. São mais de 100 mil pessoas no país inteiro que se deslocam.”

Apoio à iniciativa 
Os vereadores, no debate da proposta de lei, frisaram principalmente o incentivo ao segmento de bares, diante da retomada econômica. Alexandre Leprevost (Solidariedade), por exemplo, lembrou o impacto das restrições da pandemia da covid-19. “Inclusive, o próprio 'Comida di Buteco' precisou ser adiado durante a pandemia”, citou. 

Serginho do Posto e João da 5 Irmãos, ambos do União, falaram da importância do evento para despertar também o empreendedorismo. Outro fã de eventos gastronômicos, Sidnei Toaldo (Patriota) disse que a iniciativa “fomenta a economia, gera emprego, gera renda”. Para Eder Borges (PP), “isso traz muita vida à cidade", ocupando as ruas de maneira positiva. 

O texto também recebeu uma emenda supressiva para realizar um ajuste técnico na redação (033.00021.2022). As sessões são realizadas de segunda a quarta-feira, a partir das 9 horas, com transmissão ao vivo pelos canais da Câmara de Curitiba no YouTube, no Facebook e no Twitter.


*Notícia revisada pelo estudante de Letras Brunno Abati
Supervisão do estágio: Alex Gruba