“Aceite as oportunidades de se comunicar”, diz palestrante na CMC

por Pietra Hara | Revisão: Celso Kummer** — publicado 06/10/2025 17h40, última modificação 07/10/2025 10h54
Curso “Oratória Descomplicada”, realizado na Câmara de Curitiba, reuniu mais de 100 participantes e ofereceu dicas e técnicas para falar bem em público.
“Aceite as oportunidades de se comunicar”, diz palestrante na CMC

Curso "Oratória Descomplicada" alcançou mais de 100 pessoas e foi ministrado pela jornalista Adriane Werner. (Foto: Júlia Schneider/CMC)

Na última quarta-feira (1º), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) recebeu a jornalista Adriane Werner para a realização do curso “Oratória Descomplicada”. Organizado pela Escola do Legislativo Maria Olympia Carneiro Mochel, o evento contou com a participação de mais de 100 pessoas, entre participantes presenciais e participantes remotos, e explorou as temáticas da comunicação pessoal e as técnicas para falar em público.

O primeiro vice-presidente do Legislativo, vereador Leonidas Dias (Pode), fez o discurso de abertura da capacitação, ressaltando a importância do evento e agradecendo a presença dos participantes e de Werner, profissional que atua há mais de 30 anos com a temática. “Uma boa comunicação é um instrumento para relações mais fortes, ajudando a abrir portas para a construção do diálogo”, afirmou.

“As palavras certas, na hora certa, do jeito certo e para as pessoas certas”

Durante o curso, Adriane Werner abordou os motivos pelos quais as pessoas sentem medo de se expressar em público e discorreu sobre os elementos da comunicação e a interdependência entre emissores e receptores. Além disso, trabalhou técnicas de expressão corporal e a importância de um bom storytelling para prender a atenção e alcançar falas assertivas e de fácil entendimento. A jornalista também deu dicas para enfrentar contratempos, como a gestão do tempo e possíveis “brancos” ou falhas na voz durante a fala.

De acordo com a jornalista, a ansiedade e os traumas de infância são algumas das questões que mais afastam as pessoas da comunicação pública. Para combater esses fatores dificultadores, Werner sugeriu práticas de leitura em voz alta, técnicas de respiração e, em casos mais graves, o acompanhamento com profissionais para trabalhar os problemas de forma assistida. “É preciso aceitar as oportunidades de se comunicar. Depois que os obstáculos são ultrapassados, tudo fica mais fácil”, garantiu.

A palestrante comemorou o número de participantes e o envolvimento do público durante a capacitação. “Eu percebi que as pessoas estavam realmente presentes, prestando atenção, anotando coisas. Isso é algo muito motivador para quem está aqui na frente falando”, disse Adriane Werner. “Eu adorei esse aspecto e espero que tenha sido a primeira de muitas capacitações, porque foi muito animador mesmo falar com essa turma”.

O vereador de Itaperuçu (PR) Gilson Pereira (MDB) participou da capacitação e comentou sobre o evento. “A palestra foi muito importante. Às vezes eu tenho vários requerimentos para me apresentar na minha cidade, mas a minha voz não sai. O curso foi muito bom para lidar com isso, aprendi muitas coisas por aqui”, ressaltou. Também estiveram presentes a segunda secretária da CMC, vereadora Indiara Barbosa (Novo) e, de forma remota, servidores da Câmara Municipal de Resende (RJ).

A transmissão do curso "Oratória Descomplicada" segue disponível no canal do YouTube da Câmara de Curitiba neste link


*Notícia elaborada pela estudante de Jornalismo Pietra Hara, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: Alex Gruba
Edição: 

**Notícia revisada pelo estudante de Letras Celso Kummer
Supervisão do estágio: Ricardo Marques