Estudantes visitam a Câmara de Curitiba em pesquisa para aula de geografia

por Mauricio Geronasso*, especial para a CMC — publicado 20/06/2023 12h00, última modificação 14/08/2023 17h00
A Escola Maria Mochel recepcionou 38 estudantes do Colégio Tistu, que marcaram o atendimento por meio do programa de visitas da CMC.
Estudantes visitam a Câmara de Curitiba em pesquisa para aula de geografia

Alunos do Tistu em visita à CMC tiveram a oportunidade de conhecer toda a estrutura da casa. (Foto: Carlos Costa/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) recebeu, na última segunda-feira, dia 19 de junho, a visita de 38 alunos do Colégio Tistu. A atividade integra o projeto pedagógico da disciplina de Geografia dos sétimos anos do Ensino Fundamental, tendo como objetivo proporcionar aos estudantes uma compreensão mais aprofundada sobre o funcionamento do poder legislativo municipal e sua importância para a cidade. 

A dinâmica da visita consiste na pesquisa e no conhecimento sobre os marcos históricos de Curitiba, incluindo a experiência na CMC. Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer a Câmara, após terem visitado o Centro Histórico de Curitiba na mesma manhã. “Antes de chegarmos na Câmara dos Vereadores, passamos pelo Lago da Ordem. Lá tivemos a primeira parte da aula de campo, que foi identificar algumas construções que fazem parte dessa história de Curitiba", explicou Rita Cássia Fassio, professora da disciplina.

"Aqui na Câmara, nós tivemos a segunda parte dessa aula, com o objetivo de apresentar questões de cidadania. Entendo que a Geografia e a História andam juntas, e essa é a oportunidade de eles observarem a representação dos poderes públicos”, explicou a professora. “São nessas oportunidades que as crianças aprendem mais e levam uma experiência maior pra vida”, completou Rita Fassio.

Durante a visita, a equipe da Escola do Legislativo Maria Olympia Carneiro Mochel apresentou a estrutura da Casa aos alunos, que tiveram a chance de realizar entrevistas com membros da CMC, para um questionário de pesquisa de campo. Essas informações serão utilizadas posteriormente na realização de atividades escolares relacionadas ao projeto. A visita educacional é uma oportunidade para que os estudantes compreendam como as decisões tomadas na CMC afetam diretamente a vida dos cidadãos curitibanos.

“Hoje a gente está aprendendo quantos vereadores tem aqui, quais são as funções deles, e quais são as questões mais discutidas. A gente estudou sobre isso e está vindo aqui pra aprender mais dessas coisas, porque são complicadas. Gostei muito de ter vindo, estou aprendendo bastante”, contou o aluno Bernardo Centeno de Bortolo de 12 anos.

Escola Maria Mochel
A Escola do Legislativo foi criada em 2013 para a promoção de ações visando à capacitação técnica e profissional de parlamentares e de servidores da Câmara de Curitiba. Em 2023, foi batizada como Escola do Legislativo Maria Olympia Carneiro Mochel.

Com a série especial “Câmara na História”, a CMC quer sugerir um novo olhar sobre o nosso desenvolvimento. Com pesquisa dos jornalistas do Legislativo, os textos fazem uma linha do tempo do Brasil Colônia até os dias atuais. Confira aqui esses conteúdos especiais.

*Notícia elaborada pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Revisão: Ricardo Marques