Visita à presidência: Fachinello recebe o cônsul-geral da República da Coreia

por por Diogo Dreyer*, com Diretoria de Comunicação | Revisão: Ricardo Marques — publicado 22/09/2023 16h33, última modificação 22/09/2023 16h33
Encontro reuniu diversos representantes da comunidade coreana de Curitiba.
Visita à presidência: Fachinello recebe o cônsul-geral da República da Coreia

Os vereadores Marcelo Fachinello e Pier Petruzziello recepcionaram o cônsul e demais membros da delegação. (Foto: Marcio Silva/CMC)

O presidente Marcelo Fachinello (Pode) recebeu, na manhã desta sexta-feira, o cônsul-geral da República da Coreia em São Paulo, Insang Hwang. O vereador Pier Petruzziello (PP) também esteve presente no encontro. A comitiva visitante incluía membros do consulado e da comunidade do país asiático em Curitiba, como o presidente da Associação Brasileira dos Coreanos em Curitiba, Myong Jae Han.

Na conversa, o cônsul ressaltou a importância de criar parcerias com Curitiba, tanto no campo privado quanto no público, e enfatizou o quanto o país asiático pode contribuir para diversas áreas de atuação da cidade. “Curitiba é conhecida internacionalmente como referência em soluções urbanas e sustentáveis. Tenho certeza que também temos muito a ganhar com essa troca”, avaliou Insang Hwag.

“É uma honra receber essa delegação e fazer parte desta troca com um país que tem tanto a oferecer, como a Coreia do Sul. Lembrando ainda que, desde 2009, a cidade coreana de Suwon é cidade-irmã de Curitiba, gerando experiências, negócios e avanços, especialmente porque lá fica o centro de desenvolvimento da Samsung”, lembrou Fachinello. Suwon é conhecida como “a cidade do futebol” na Coreia do Sul.

A comitiva também esteve na CMC para agradecer a aprovação do projeto de lei que criou o “Dia da Cultura Coreana”, a ser celebrado anualmente, no dia 12 de fevereiro, proposto pelo vereador Pier Petruzziello. “A ideia surgiu junto com a comunidade coreana, que me procurou para ajudar a fortalecer e a valorizar as tradições do país. Curitiba é feita da soma de histórias e de culturas dos povos que a escolheram como casa e, para mim, é uma honra fazer parte dessa cidade que acolhe”, disse o vereador.

Estiveram ainda presentes no encontro o cônsul da República da Coreia em São Paulo, HoSeok Son, o tradutor oficial do consulado, Jorge Noh, o tesoureiro da Associação Brasileira dos Coreanos em Curitiba, Wean Jin Son, o padre Man Yong Lee, responsável pela comunidade coreana católica em Curitiba, o advogado da Associação Brasileira dos Coreanos em Curitiba, Paulo Romano, e os membros da comunidade coreana em Curitiba Daniel Chung, Christian Kim, Hang Soon Kang, Chang Geun Byon, Hoon Yoo, Simone Marques, Joo Dae Kim, Dong Ho Kim e Angela Kwon.

>> Veja todas as fotos da visita no Flickr da CMC.

* Do Gabinete da Presidência