Visita à Presidência: Câmara recebe cônsules do Reino Unido

por Nicole Thessing*, especial para a CMC — publicado 31/01/2024 07h15, última modificação 31/01/2024 23h27
Recepcionados pelo presidente Fachinello, os representantes do governo britânico conversaram sobre estreitar parcerias com a cidade de Manchester.
Visita à Presidência: Câmara recebe cônsules do Reino Unido

Presidente Fachinello recebe a cônsul-geral Sarah Clegg e o cônsul honorário do Reino Unido no Paraná, Adam Patterson. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) recebeu, na manhã desta terça-feira (30), a cônsul-geral do Reino Unido em São Paulo, Sarah Clegg, e o cônsul honorário do Reino Unido no Paraná, Adam Patterson. Os cônsules foram recepcionados no gabinete da presidência por Marcelo Fachinello (Pode) para falar sobre uma aproximação entre as cidades de Curitiba e Manchester, na Inglaterra.

“Tivemos a oportunidade de falar sobre parcerias comerciais entre a cidade, o estado do Paraná e o Reino Unido”, disse o presidente da Câmara. Mas principalmente, prosseguiu, sobre “estreitar parcerias com uma cidade que é muito parecida, em termos de habitação, em termos de população, que é a cidade de Manchester, com Curitiba”. 

Fachinello entrega presente a cônsules do Reino UnidoNo encontro, os cônsules e o parlamentar falaram sobre o transporte público e as pessoas em situação de rua, pautas que, pontuou Fachinello, deverão estar em debate neste ano. Embora Curitiba tenha um transporte público bastante desenvolvido, ponderou, existem temas como “modal, matriz energética, tarifa, várias coisas nesse guarda-chuva do transporte, que a gente precisa discutir”.

Quanto às pessoas em situação de rua, o vereador disse que “há uma política de atendimento, de reinserção social, de inserção no mercado de trabalho, mas é um tema bem sensível que esse ano a gente vai ter que enfrentar. Não é uma coisa muito simples, pelo contrário, é um problema complexo”.

Fachinello concluiu que é preciso pensar em “frentes que a gente possa fazer esse intercâmbio, essa troca de informações; e aqui temos também muitas coisas que dão certo e que poderiam talvez ser utilizadas”. É muito importante compartilhar experiências”, concordou a cônsul, que foi presenteada com um livro de fotos da cidade de Curitiba e uma escultura com uma gralha azul e pinhões, fortes símbolos do estado do Paraná.

*Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Nicole Thessing*, especial para a CMC
Supervisão do estágio: Fernanda Foggiato
Edição: José Lázaro Jr.