Vereadores vão até SMS perguntar sobre o óbito na UPA Boa Vista

por José Lázaro Jr. | Revisão: Alex Gruba — publicado 31/10/2022 10h15, última modificação 31/10/2022 11h38
Comissão de Saúde tem reunião hoje, às 17h, com a secretária Beatriz Battistella Nadas. Pedido de informações oficiais foi protocolado na Câmara de Curitiba.
Vereadores vão até SMS perguntar sobre o óbito na UPA Boa Vista

Secretária da Saúde, Beatriz Nadas, em audiência pública na CMC. (Foto: Carlos Costa/CMC)

*Alterada às 11h35 para atualizar o horário da reunião, que passou das 16h para as 17h.

Depois de realizar uma diligência à UPA Boa vista,
na última quinta-feira (27), a Comissão de Saúde, Bem Estar-Social e Esporte tem uma reunião, na tarde de hoje (31), às 17h, com a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), para buscar informações sobre a morte de uma pessoa naquela Unidade de Pronto Atendimento. Presidente da comissão, Noemia Rocha (MDB) informou que o encontro é para apurar as circunstâncias do falecimento de Vitor Lourenço Campos da Silva, de 40 anos, que veio a óbito no dia 24 enquanto aguardava socorro.

“Precisamos entender como um cidadão entra numa UPA à noite, fica até às 5h da manhã, com dificuldade de respiração e não recebe atendimento. Caiu desmaiado e veio a falecer. É inconcebível. Por que não foi atendido?”, questionou a vereadora, na semana passada, por ocasião da ida à UPA. Além de Noemia Rocha, fazem parte da Comissão de Saúde Marcelo Fachinello (PSC), Oscalino do Povo (PP), Pastor Marciano Alves (Solidariedade) e João da 5 Irmãos (União).

Pedido de informações
Em paralelo à agenda na UPA, foi protocolado um pedido de informações oficiais na CMC sobre o caso (062.00663.2022). Com 16 questionamentos, nos quais pede detalhes da operação da UPA Boa Vista na madrugada em que Vitor Silva faleceu, o ofício é assinado por Noemia Rocha, Amália Tortato (Novo), Ezequias Barros (PMB), Marcos Vieira (PDT), Pastor Marciano Alves (Solidariedade) e Rodrigo Marcial (Novo).

O pedido de informações quer detalhes do primeiro atendimento a Vitor, na UPA Campo Comprido, o motivo de ele ter sido levado à UPA Boa Vista pelo Samu após piora do seu estado, quais motivos impediram que fosse atendido com urgência, quem eram os médicos de plantão, se a SMS abriu processo administrativo para lidar com o assunto e qual o estágio dessa sindicância dentro da Prefeitura de Curitiba.

Cancelamento na Alep
Inicialmente agendada para hoje (31), às 14h30, a reunião entre as comissões de Saúde da CMC e da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) foi cancelada. Não há nova data para o encontro entre os colegiados, cuja pauta era a crise dos hospitais que atendem o Sistema Único de Saúde (SUS) na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). A Comissão de Saúde recebeu dos hospitais Cajuru, Evangélico Mackenzie e Pequeno Príncipe a informação que eles operam com um déficit mensal de R$ 23,6 milhões, que pode forçar a redução de atendimentos à população.