Sem respostas na UPA, Saúde cobrará da prefeitura explicação do óbito

por José Lázaro Jr. | Revisão: Vanusa Paiva — publicado 27/10/2022 17h15, última modificação 28/10/2022 09h31
Vitor Silva, 40 anos, faleceu na UPA Boa Vista na madrugada de segunda-feira (24) enquanto aguardava atendimento. Ele deu entrada na unidade com falta de ar.
Sem respostas na UPA, Saúde cobrará da prefeitura explicação do óbito

Comissão de Saúde não obteve informações da autoridade sanitária da UPA Boa Vista. (Foto: Carlos Costa/CMC)

Na manhã desta quinta-feira (27), a Comissão de Saúde, Bem-Estar Social e Esporte realizou uma diligência à UPA Boa Vista, para apurar as circunstâncias do falecimento de Vitor Lourenço Campos da Silva, de 40 anos, que veio a óbito no dia 24 enquanto aguardava atendimento na unidade. A ocorrência foi noticiada pela imprensa da capital e a repercussão fez com que pedidos de providência chegassem ao colegiado da Câmara Municipal de Curitiba (CMC). A Comissão de Saúde é presidida por Noemia Rocha (MDB), que na ida à UPA Boa Vista foi acompanhada por Oscalino do Povo (PP), Pastor Marciano Alves (Solidariedade) e João da 5 Irmãos (União).

Na UPA Boa Vista, a Comissão de Saúde foi recebida pela enfermeira Viviane Santos, que era a autoridade sanitária local no momento da visita. Ela explicou aos vereadores que não poderia tratar do assunto, que os parlamentares deveriam procurar a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), uma vez que a Prefeitura de Curitiba abriu investigação a respeito do ocorrido. O sentimento entre os membros da comissão, após a visita, era de frustração com a ausência de informações. “Precisamos de uma resposta mais convincente”, disse Oscalino do Povo. Na mesma linha, Marciano Alves afirmou que “estamos aqui para fiscalizar e levar uma resposta à sociedade, que, infelizmente, não tivemos”. 

“Não encontramos as pessoas que poderiam dar as respostas. A autoridade sanitária disse que não poderia responder nenhuma pergunta e pediu para que entrássemos em contato com a SMS. Estamos saindo frustrados”, lamentou a presidente Noemia Rocha. “Precisamos entender como um cidadão entra numa UPA à noite, fica até às 5h da manhã, com dificuldade de respiração e não recebe atendimento. Caiu desmaiado e veio a falecer. É inconcebível. Por que não foi atendido?”, protestou a vereadora. Noemia Rocha confirmou que o colegiado irá até a Secretaria da Saúde para tratar da questão.

A imprensa noticiou que Vitor Silva, segurança particular, começou a se sentir mal na tarde de domingo, o que fez com que procurasse a UPA Pinheirinho, onde foi atendido e medicado. Em casa, o mal-estar continuou e a família acionou o Samu, que desta vez o levou para a UPA Boa Vista, onde ele veio a falecer enquanto esperava. Segundo reportagem do G1 Paraná, o atestado de óbito registrou a causa mortis como “edema de laringe/amigdalite aguda”.

Confira, no Flickr da CMC, o álbum da visita à UPA Boa Vista:

27/10/2022 - Comissão de Saúde faz visita à Unidade de Saúde Boa Vista