Vereadores têm vivência em sensibilização à deficiência visual

por Assessoria Comunicação publicado 16/12/2013 10h55, última modificação 21/09/2021 09h42

A Câmara Municipal recebeu, nesta segunda-feira (16), representantes da Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Curitiba. Em alusão ao Dia Nacional do Cego, data celebrada na última sexta (13), Manoel José Passos Negraes e Sara Beatriz Minuzzo conduziram, no início da sessão, vivência com os vereadores em sensibilização às dificuldades enfrentadas pela pessoa com deficiência visual.

Coordenador de Relações com a Comunidade da pasta especial, Negraes explicou que a ideia da ação era, com os vereadores vendados, levar à reflexão sobre a inclusão social da pessoa com deficiência. “A dificuldade de quem não enxerga não está na deficiência em si, mas na falta de acessibilidade”, disse Manoel Negraes, portador de deficiência visual. “É tarefa da Casa adequar a legislação municipal à convenção da ONU. Precisamos de uma mudança cultural para que as leis saiam do papel e sejam colocadas em prática”, completou.

O presidente da Comissão de Acessibilidade da Câmara de Curitiba, Zé Maria (SDD), destacou a importância da secretaria municipal às atividades do colegiado permanente. “Curitiba não está preparada garantir a acessibilidade da pessoa com deficiência. A comissão tem que buscar resguardar seus direitos”, avaliou o parlamentar, que citou como exemplo de dificuldade à mobilidade os telefones públicos, mote de ações judiciais.

“As calçadas da capital ainda são obstáculo à pessoa com deficiência visual ou de mobilidade”, alertou o presidente da Câmara de Curitiba, Paulo Salamuni (PV). “Temos que colocar a legislação em prática”, acrescentou a Professora Josete (PT), autora do convite aos representantes da Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

A vereadora sugeriu que a vivência seja estendida, em 2014, à duração de uma sessão e ainda alertou para a necessidade de adequações nas instalações do Legislativo para a garantia da acessibilidade. Também participaram do debate Felipe Braga Côrtes (PSDB) e Pier Petruzziello (PTB).