Vereadores sugerem ações para incentivar o lazer e o turismo

por Fernanda Foggiato | Revisão: Alex Gruba — publicado 05/04/2023 15h40, última modificação 05/04/2023 15h59
A CMC acatou sugestões para a represa do Passaúna, a região sul e a Feira do Largo, além de moção para que Curitiba sedie evento nacional.
Vereadores sugerem ações para incentivar o lazer e o turismo

A represa fica no parque do Passaúna, que possui cerca de 6,5 milhões de metros quadrados. (Foto: Valdecir Galor/SMCS)

O incentivo ao lazer e ao turismo na capital paranaense estiveram em pauta na Câmara Municipal de Curitiba, nesta quarta-feira (5). Um dos debates que mobilizou os vereadores foi sobre uma indicação de sugestão ao Executivo, proposta por Mauro Ignácio (União), que pede a liberação da pesca da represa do Passaúna, dentro da programação (205.00096.2023). Para o vereador, poderia ser implantado “um domingo de pesca” no local, sob a orientação de servidores municipais.

“Claro, quem vê aquela imensidão de água já pensa em pescar. É um ponto turístico”, pontuou. No entanto, conforme o vereador, a população não pode pescar no local, em função de leis municipal e estadual. “E aqueles que insistem são advertidos pela Guarda [Municipal] e podem ter seu material apreendido”, citou.

Para Ignácio, poderia haver o entendimento entre os Executivos estadual e municipal, para que a atividade fosse liberada durante evento mensal ou bimestral. O autor completou que o debate deveria ter sido feito no Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, mas que a proposição “ficou represada” devido a debates na Casa.

“É uma área de manancial. É importante que não corram atividades com motores a combustão”, disse Bruno Pessuti (PSD), que ainda sugeriu a criação de uma raia de natação no local, para triatletas. “Que coisa bacana, você poder pescar com seu filho num parque, em qualquer local no mundo isso acontece”, disse Rodrigo Reis (União).

“Eu acho que nós temos que abastecer as represas com peixe, para o entretenimento das famílias”, acrescentou Reis. Mauro Bobato (Pode) disse já ter levado ao Executivo uma sugestão para implantar a pesca, aos fins de semana, no modelo “pesque e pague”. Zezinho Sabará (União) também apoiou a sugestão em pauta, além de elogiar a represa do Passaúna.

Outras sugestões
De Mauro Bobato (Pode), a sugestão à Prefeitura de Curitiba é para que seja implantada uma Linha Turismo para atender a região sul da cidade, que circularia aos fins de semana e feriados, com uma tarifa “mais acessível” (205.00112.2023). A medida, cita a proposição, atenderia aos turistas e aos curitibanos, passando pelo parque Náutico, o Zoológico, o parque Lago Azul e o parque Yberê, “locais com grande potencial turístico e de lazer”. “O ponto de partida do ônibus seria o Terminal do Boqueirão, localizado em uma posição estratégica para facilitar o acesso da população à linha de turismo”, completa.

Outra sugestão, apresentada por Rodrigo Reis (União), pede a reabertura do trecho da rua Claudino dos Santos, do corredor central da Feira de Artesanato do Largo da Ordem, para que as barracas sejam posicionadas da mesma forma que antes da pandemia (205.00109.2023). “As barracas dos feirantes foram remanejadas de costas uma para a outra”, indica a proposição. “Tem domingos que eles não vendem nem para pagar o custo da montagem das barracas, e nem sobra para pagar o deslocamento de casa para o trabalho e a alimentação.”

Votadas em turno único e de maneira simbólica (sem o registro no painel eletrônico), as indicações são uma manifestação legal dos vereadores, referendadas em plenário, mas não são impositivas. Cabe ao Executivo avaliar e acatar, ou não, as propostas.

Cidade-sede
De Giorgia Prates – Mandata Preta (PT), a CMC avalizou uma moção de apoio à candidatura de Curitiba para receber o 14º Fórum da Internet no Brasil, entre 27 e 31 de maio de 2024. Conforme a proposição, o evento é realizado desde 2011, pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), e já passou por diversas cidades brasileiras, “consistindo em atividade preparatória para o Fórum de Governança da Internet [IGF], promovido pela Organização das Nações Unidas” (416.00003.2023).

“É uma oportunidade única, capaz de deixar impactos duradouros e frutíferos na cidade-sede e região onde o evento ocorre. Organizações locais e regionais podem expor suas iniciativas para um público nacional, demonstrando suas preocupações com o desenvolvimento da Internet, permitindo a troca de informações, o estabelecimento de parcerias e uma maior integração com o desenvolvimento de novas tecnologias e regulações”, continua a proposição.

As sessões plenárias começam às 9 horas e têm transmissão ao vivo pelos canais da Câmara de Curitiba no YouTube, no Facebook e no Twitter.