Vereadores requerem limpeza das margens de córregos e rios

por Assessoria Comunicação publicado 24/10/2013 11h10, última modificação 20/09/2021 11h12

A limpeza das margens de córregos na cidade de Curitiba é um dos temas mais abordados pelos vereadores em seus requerimentos encaminhados ao Executivo Municipal. Os parlamentares têm preocupação com os riscos à saúde e segurança da população que vive no entorno destes locais e, por isso, solicitam providências à prefeitura.

Requerimento do vereador Aldemir Manfron (PP) solicita ao Executivo que proceda a limpeza do córrego localizado no final da rua Mário Gomes, no bairro São Bráz (044.13789.2013). Com aproximadamente 100 metros de extensão, o córrego é motivo de preocupação por parte dos moradores, pois o lixo acumulado pode fazer com que, com as chuvas, a água transborde e invada as residências próximas. No mesmo sentido se fundamenta o requerimento proposto pelo vereador Chicarelli (PSDC), que pretende a remoção do lixo das margens do córrego, na Rua Luiz Venâncio, desde a esquina com a Rua Léo de Abreu Miro até a Rua Waldomiro Daldegan, na Vila Yasmim, Bairro Uberaba (044.11874.2013). “A população que vive nas imediações do córrego não pode ficar exposta aos riscos decorrentes deste lixo acumulado”, destacou Chicarelli.

Rogério Campos (PSC) apresentou dois requerimentos em torno do tema da limpeza dos córregos e rios. O primeiro solicita a limpeza em toda a extensão do canal extravasor na Rua Cyro Correia Pereira, na Vila Vitória Régia, bairro CIC (044.13807.2013). Segundo Rogério, “os moradores também solicitaram a instalação de avisos indicando que é proibido utilizar o local como depósito de lixo, pois segundo eles, moradores de outros bairros despejam seus resíduos no local”. O mesmo vereador requereu ao Executivo a dragagem do Rio barigui, no trecho que passa pelos fundos da Vila Rural, no bairro Tatuquara (044.10782.2013). O acúmulo de lixo provoca alagamentos que afetam a população do entorno. “O problema ocorre há cinco anos e os moradores, além de perderem seus bens, também têm prejuízos com a perda de suas lavouras de subsistência”, esclareceu Rogério Campos.
    
O tema da limpeza dos córregos também foi alvo de requerimentos por parte do vereador Dirceu Moreira. O primeiro solicita em caráter de urgência a limpeza das margens do rio na Rua Ruy Fonseca Itiberê da Cunha, entre a Rua Desembargador Cid Campelo e a Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira, Vila Resistência, Cidade Industrial (CIC) (044.10363.2013). O vereador também fez o mesmo requerimento em relação ao córrego da rua Edith Ramos Rigui, entre as Ruas Desembargador Cid Campelo e a Soldado Agnaldo Gonçalves, Vila Luana, também localizadas na CIC (044.12028.2013). Para Dirceu Moreira, “são medidas emergenciais, pois a sujeira e a proliferação de animais pode acarretar sérios problemas de saúde á população das áreas circunvizinhas”.