Vereadores recebem aprendizes do Colégio Guarda Mirim

por Fernanda Foggiato | Revisão: Alex Gruba — publicado 03/02/2023 16h30, última modificação 03/02/2023 16h51
O convênio será oficializado em plenário nesta segunda-feira (6). Dez futuros aprendizes da CMC participam da sessão.
Vereadores recebem aprendizes do Colégio Guarda Mirim

O Colégio Guarda Mirim possui o ensino médio gratuito, em período integral, com foco na formação profissional e uma rotina militar. (Foto: Divulgação)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) oficializa, durante a sessão desta segunda-feira (6), o início do convênio com o Colégio Guarda Mirim do Paraná. Participam da apresentação da parceria, além de professores e dirigentes da instituição de ensino, os dez estudantes que farão parte da equipe do Legislativo, nos próximos 18 meses, por meio do programa de aprendizagem institucional. 

Os jovens têm 16 anos e atuarão, a partir do dia 28 de fevereiro, como aprendizes em assistente administrativo. As atividades serão realizadas no contraturno das aulas, três vezes por semana. Nos outros dias, os adolescentes terão formação na Guarda Mirim do Paraná. O objetivo do convênio é promover a integração dos estudantes ao mercado de trabalho, ajudando em sua formação. 

O Colégio Guarda Mirim do Paraná fica no bairro Ahú e oferta o ensino médio gratuito em período integral, com foco na formação profissional dos jovens e uma rotina militar. É uma instituição sem fins lucrativos, vinculada à Qualificação Profissional Básica ao Adolescente Aprendiz (QPB-AA), da Secretaria de Estado da Educação. 

A entidade foi fundada em 1963, com o nome de Casa do Menor Trabalhador, e abrigava meninos em regimes de internato e semi-internato. As adolescentes do sexo feminino passaram a ser aceitas em 1986. A instituição também foi chamada de Centro de Integração Comunitário Diva Pereira Gomes e o nome Guarda Mirim teria surgido de forma espontânea, já que os adolescentes costumavam auxiliar o Batalhão de Trânsito no controle do tráfego de Curitiba. 

Além dos dez menores aprendizes, devem participar da sessão plenária a diretora do colégio estadual, Débora Queiroz; o comandante militar, Nilson Nascimento Amado Júnior; a secretária do estabelecimento, Marisa Ferreira; a coordenadora do programa de qualificação, Claudete Cristina Camargo Santos; e a professora Simone Mathias Castaman.

>> Leia também:
Câmara retoma votações de projetos e requerimentos
Na terça, CMC vota saída de Curitiba do consórcio de vacinas