Vereadores mirins visitam a Câmara Municipal de Curitiba

por Mauricio Geronasso, especial para a CMC* — publicado 03/06/2022 12h15, última modificação 03/06/2022 13h04
Estudantes do Colégio Católica de Curitiba estiveram na sessão plenária do dia 1º de junho.
Vereadores mirins visitam a Câmara Municipal de Curitiba

Grupo de estudantes do Colégio Católica de Curitiba. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Na manhã desta quarta feira (1º), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) recebeu a visita de 15 estudantes, com idade entre 8 e 11 anos, do Colégio Católica de Curitiba. Os alunos fazem parte do Projeto Feliz e integram a legislatura da Cidade Mirim, fundada em 1970 pelo professor Ney Lobo no então colégio Lins de Vasconcelos. Acompanhados pelos professores, eles conheceram os prédios da CMC e as atividades realizadas pelos vereadores de Curitiba.

Os parlamentares da Cidade Mirim conversaram com o presidente da CMC, vereador Tico Kuzma (Pros), que contou um pouco da rotina de um parlamentar e como funciona o trâmite para apresentação das leis em plenário. “A população nos apresenta as propostas e discutimos para verificar a possibilidade de elas virarem leis ou projetos para melhorarmos as condições de vida dos moradores da nossa cidade”, exemplificou.

A visita foi sugestão de Isabela Tais Schutzemberger, mãe de uma das vereadoras mirins e assessora de gabinete do vereador Mauro Bobato (Pode). O servidor Carlos Barbosa, à frente da Escola do Legislativo da CMC, foi quem conduziu a visita. Gostei muito de conhecer esse prédio histórico, além de acompanhar um pouco e entender as discussões dos vereadores no plenário. Recomendo muito a visita”, disse Mateus Assumpção, de 10 anos.

Presidente da Câmara Mirim, a estudante Sofia Czameski de Oliveira, de 9 anos, compartilhou que vai usar o que aprendeu na visita para conduzir melhor a minicidade. “Gostei muito de saber um pouco mais das histórias de Curitiba, além de ver os parlamentares, pois quero muito ser política. Todas as ideias que eu tenho, como propostas e melhorias, eu anoto em um caderno”, disse a vereadora mirim.

Cidade Mirim
O projeto da Cidade Mirim é um espaço desenvolvido pelo Colégio Católica como apoio pedagógico à formação e à construção da cidadania das crianças. Estruturada em quatro polos, sendo um deles o político, que inclui Prefeitura, Câmara de Vereadores e Fórum, a iniciativa busca contextualizar o que é o poder público e propiciar às crianças vivência dos conceitos de cidadania. Todos os anos, é realizado no colégio o processo de eleição da equipe de alunos que ficará à frente da Cidade Mirim, sendo que são os próprios estudantes que fazem as propostas e as discutem, buscando melhorias para o espaço.

Visitação
A Câmara de Curitiba possui um programa de visitação destinado a atender grupos de crianças, jovens e adultos que queiram saber como o Legislativo funciona. Confira como participar aqui.

Notícia elaborada pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso, especial para a CMC
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Revisão: Vanusa Paiva