CMC recebe a Secretaria de Defesa Social e Trânsito na terça

por José Lázaro Jr. | Revisão: Vanusa Paiva — publicado 03/06/2022 11h50, última modificação 06/06/2022 07h56
Apresentação trará ações da SMDT na defesa civil, Guarda Municipal e trânsito.
CMC recebe a Secretaria de Defesa Social e Trânsito na terça

Coronel reformado da PM-PR, Péricles de Matos é o titular da SMDT. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Respondendo a convite do presidente do Legislativo, Tico Kuzma (Pros), e do líder do governo, Pier Petruzziello (PTB), na próxima terça-feira (7) o titular da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito (SMDT), Péricles de Matos, falará aos vereadores da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) sobre as ações da pasta. Hoje, a SMDT é a responsável pela Guarda Municipal, faz a integração da Prefeitura de Curitiba com os órgãos estaduais de Segurança Pública, responde pela Defesa Civil e fiscalização de edificações, executa a política antidrogas e, por meio da Superintendência de Trânsito, administra o controle de tráfego dentro da cidade.

A maior parte da sessão plenária de terça será dedicada à interlocução dos representantes da SMDT com os vereadores da capital. É que a Câmara, antevendo o encontro, reservou o espaço do grande expediente e das explicações pessoais para a apresentação da secretaria (054.00011.2022)  e não pautou nenhuma discussão de projeto de lei para a ordem do dia (confira aqui). Na terça, haverá apenas o pequeno expediente e a votação simbólica dos requerimentos e indicações. A transmissão ao vivo, pelas redes sociais da CMC, começa às 9h.

“Entre as atribuições deste Legislativo Municipal é fundamental que os parlamentares conheçam e discutam cada ramificação do Poder Executivo”, justificou Tico Kuzma. Para o líder do governo, a atividade, em especial o debate sobre o controle de tráfego, será relevante para a cidade. “É muito importante esclarecer para a sociedade que Curitiba se comprometeu com a redução das mortes no trânsito e isso será explicado para os vereadores”, adiantou Pier Petruzziello.