Vereadores escolhem Ouvidor de Curitiba na segunda-feira

por Assessoria Comunicação publicado 12/12/2014 11h05, última modificação 28/09/2021 09h16

A sessão plenária de segunda-feira (15) será integralmente dedicada à eleição do futuro Ouvidor de Curitiba, por decisão dos vereadores da Câmara Municipal. Nesta semana, os parlamentares aprovaram o requerimento 054.00115.2014 que dedica o espaço da ordem do dia, grande expediente e explicações pessoais exclusivamente para a sabatina dos candidatos Clóvis Augusto Veiga da Costa,  Diocsianne Correia de Moura e Maurício de Santa Cruz Arruda.

Com isso, os vereadores terão até três horas para ouvir os candidatos. Antes da deliberação, cada um dos três candidatos, por sorteio, terá 20 minutos para expor a comprovação dos requisitos legais, formação acadêmica, experiências administrativas, bem como defesa de valores que entenda necessários para assumir o cargo.

Na sequência, os candidatos ficarão à disposição do plenário para a arguição pública, por mais 20 minutos, e as perguntas serão restritas à idoneidade e, em especial, aos conhecimentos de administração pública e experiência na área de cada concorrente. Finalizados os questionamentos, será realizada votação nominal, sendo eleito o candidato que receber a maioria absoluta dos votos (metade mais um dos membros do colegiado, ou seja, pelo menos 20 votos).

“A escolha do ouvidor tem sido pautada desde o início pela transparência. Debatemos as leis e resoluções em plenário; recebemos e acatamos sugestões da sociedade com o objetivo de aperfeiçoar o processo e publicamos e divulgamos amplamente todos os documentos relativos a esta eleição”, defende o presidente do Legislativo, Paulo Salamuni (PV).

Pier Petruzziello (PTB), que presidiu a comissão eleitoral responsável por selecionar três candidatos entre os 33 inscritos, corrobora a lisura do processo. “A eleição tem sido transparente e democrática. Tivemos 33 inscritos e fiquei surpreso com seus currículos e o alto nível da discussão”, afirmou, ontem, após cinco horas de oitivas e deliberação (leia mais).

“Para finalizar este processo do mesmo modo transparente e participativo com que foi conduzido até aqui, a sessão plenária desta segunda-feira será dedicada exclusivamente à oitiva dos indicados na lista tríplice e posterior escolha do Ouvidor de Curitiba”, confirma Salamuni. A eleição do Ouvidor de Curitiba será transmitida ao vivo, pela internet, na TV Câmara, Rádio Online e Twitter.

Candidatos
Natural de Curitiba, Clóvis Costa tem 40 anos de idade. Ele é graduado em direito, especialista em direito processual e administração esportiva e mestre em direito do Estado. Na administração pública, é assessor legislativo do quarto-secretário da Câmara de Curitiba, Jairo Marcelino (PSD). Já atuou na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) e na Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), entre outros órgãos. Professor licenciado do curso de Direito das Faculdades Integradas do Brasil (Unibrasil).

Para Costa, a Ouvidoria não pode ser “um serviço de 156, para a pessoa ligar e solicitar a pode de uma árvore”. “É um instrumento de democracia participativa. Sem dúvida uma de suas atribuições é ouvir as reclamações e encaminhá-las aos órgãos competentes, mas também tem que ter um papel ativo na efetivação dos direitos da população”, declarou.

Diocsianne Moura é graduada em jornalismo, especialista em gestão da comunicação empresarial e mestre em comunicação e linguagens. Natural de Curitiba, tem 32 anos e foi criada na Vila Zumbi dos Palmares, em Colombo, e é voluntária de ONGs. “Não tenho perfil político, o que trago em mim é vontade de servir a comunidade”, afirmou. Ela defendeu que o ouvidor precisa conhecer a realidade da cidade, como o transporte público. “Quero ser uma agente atuante.”

Maurício Arruda também é natural de Curitiba. Aos 40 anos, o advogado é ouvidor da Guarda Municipal. É especialista em direito penal e criminologia e pós-graduando em gestão da segurança pública. Foi primeiro suplente a vereador pelo PSC, na legislatura anterior. O advogado também destacou sua atuação como radialista e professor convidado da Escola Superior da Polícia Civil do Paraná. “Desejo que a Ouvidoria seja humana, um elo da sociedade com o Poder Público", disse.