Vereadores de Curitiba homenageiam Dia do Servidor Público
Servidores Públicos da Câmara de Curitiba (CMC) foram homenegados nesta terça-feira (28) em alusão ao Dia do Servidor Público. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)
“Quero deixar meus parabéns a vocês que dedicam as suas vidas a atender à população”, disse o presidente da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), Tico Kuzma (PSD), nesta terça-feira (28), em homenagem aos funcionários do Legislativo, por conta do Dia Nacional do Servidor Público. Ele destacou que os trabalhos prestados pelos servidores são feitos com qualidade para que toda população tenha acesso aos serviços públicos de forma eficiente.
“É uma honra estar presente aqui no dia de hoje, poder reconhecer e valorizar o trabalho dos nossos servidores”, discursou Serginho do Posto (PSD), líder do Governo na CMC. “Hoje há o compromisso de fazer o crescimento vertical nas alterações administrativas do servidor. Também estamos fazendo um diálogo franco com os servidores para mais melhorias”, disse, comentando fala anterior da vereadora Vanda de Assis (PT).
Cobrando promessas de campanha do prefeito Eduardo Pimentel, Vanda de Assis pediu empenho do Executivo na realização de mais concursos públicos e melhoria das condições de trabalho, além dos planos de carreira. Para Vanda de Assis, também é necessário reconhecer o trabalho dos servidores da área da saúde e da educação. “São eles [funcionários] que sustentam os serviços públicos, em especial na parte de educar e vacinar cada criança”, disse a vereadora.
Vice-líder do Governo na CMC, Rafaela Lupion (PSD) defendeu a gestão Eduardo Pimentel. “Vocês [servidores] que trabalham diariamente por mais dignidade e inclusão merecem os nossos aplausos. Também saliento aqui que o prefeito [Eduardo Pimentel] tem feito muito pelos nossos trabalhadores. Vejo que há um compromisso genuíno da parte do Executivo com o servidor público”, disse Lupion.
PEC 38/2025 é criticada na Câmara de Curitiba
Vanda de Assis complementou com o discurso contra a PEC 38/2025, pois segundo a vereadora, as alterações administrativas podem pôr fim aos trabalhos dos servidores públicos. “Essa PEC [38/2025] é um ataque aos servidores públicos”, afirmou Vanda. A PEC mencionada pela vereadora foi elaborada pelos deputados federais Zé Trovão (PL/SC), Fausto Santos Jr. (União/AM), Marcel van Hattem (Novo/RS), Neto Carletto (Avante/BA) e Júlio Lopes (PP/RJ). Entre outras coisas, ela altera as regras do funcionalismo público no Brasil.
A PEC 38/2025 propõe o fim de benefícios automáticos no serviço público, como licença-prêmio, adicionais por tempo de serviço e progressões apenas por antiguidade, além de limitar férias a 30 dias e proibir a conversão de licenças em dinheiro. Em contrapartida, cria o bônus de resultado, uma premiação anual vinculada ao cumprimento de metas institucionais e individuais, voltada a valorizar o desempenho dos servidores e estimular a eficiência na administração pública.
*Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Mariana Aquino*, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Edição: José Lázaro Jr.
**Notícia revisada pelo estudante de Letras Celso Kummer
Supervisão do estágio: Ricardo Marques
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba