Vereadores aprovam moção de apoio a concurso interno da Polícia Militar

por José Lázaro Jr. — publicado 05/10/2020 16h25, última modificação 06/10/2020 13h50
Moção foi um dos requerimentos aprovados na 2ª parte da Ordem do Dia, em votação simbólica, na CMC.
Vereadores aprovam moção de apoio a concurso interno da Polícia Militar

Mais de 90 vagas de segundo tenente poderiam ser preenchidas via QEOPM. (Foto: Arquivo/CMC)

Nesta segunda-feira (5), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) manifestou-se favoravelmente aos membros da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros que pedem ao Governo do Paraná a realização do concurso interno para o Quadro Especial de Oficiais da Polícia Militar (QEOPM). A moção de apoio (416.00001.2020) foi aprovada em votação simbólica, com outros 14 requerimentos, na segunda parte da Ordem do Dia (confira a relação). Mais de 90 vagas de segundo tenente estariam aptar a serem preenchidas por meio deste instrumento administrativo previsto em lei estadual.

Protocolada pelo gabinete de Herivelto Oliveira (Cidadania), a moção teve o apoio de 21 parlamentares: Marcos Vieira (PDT), Bruno Pessuti (Pode), Cacá Pereira (Patriota), Dona Lourdes (PSB), Dr. Wolmir Aguiar (Republicanos), Julieta Reis (DEM), Katia Dittrich (Solidariedade), Maria Manfron (PP), Mauro Bobato (Pode), Mestre Pop (PSD), Oscalino do Povo (PP), Osias Moraes (Republicanos), Pier Petruzziello (PTB), Professor Euler (PSD), Professor Silberto (MDB), Rogério Campos (PSD), Serginho do Posto (DEM), Thiago Ferro (PSC), Tico Kuzma (Pros) e Tito Zeglin (PDT).

Duas indicações ao Executivo foram aprovadas pelo plenário. O vereador Thiago Ferro pede que a Prefeitura de Curitiba altere a lei municipal 15.676/2020, que trata da garantia de crédito aos empresários impactados pela pandemia do novo coronavírus, para permitir que Organizações da Sociedade Civil também se beneficiem dos recursos (203.00382.2020). “(Com isso) seria possível atender um maior número de crianças que precisam acessar a educação, crianças e adolescentes que necessitam de acolhimento familiar, adultos que sofrem de algum tipo de dependência química e idosos que não possuem parentes, possibilitando um final de vida digno, por exemplo”, justifica.

Já Rogerio Campos pede que seja desenvolvido, pela Prefeitura de Curitiba, uma diretriz de arruamento “para a continuação da rua Ignácio Wacheski, no bairro Umbará”. Segundo ele, os moradores pedem a oficialização da via, para que as residências instaladas ali possam ser regularizadas, ganhando um endereço oficial e ficando habilitadas a pagar impostos (203.00381.2020).

Restrições eleitorais

A cobertura jornalística dos atos públicos do Legislativo será mantida, objetivando a transparência e o serviço útil de relevância à sociedade. Também continua normalmente a transmissão das sessões plenárias e reuniões de comissões pelas mídias sociais oficiais do Legislativo (YouTube, Facebook e Twitter). Entretanto, citações, pronunciamentos e imagens dos parlamentares serão controlados editorialmente até as eleições, adiadas para o dia 15 de novembro de 2020, em razão da pandemia do novo coronavírus.

Em respeito à legislação eleitoral, não serão divulgadas informações que possam caracterizar uso promocional de candidato, fotografias individuais dos parlamentares e declarações relacionadas aos partidos políticos. As referências nominais aos vereadores serão reduzidas ao mínimo razoável, de forma a evitar somente a descaracterização do debate legislativo (leia mais).