Vereadores aprovam Cidadania Honorária de Curitiba à primeira-dama do Paraná

por Pedritta Marihá Garcia | Revisão: Ricardo Marques — publicado 05/03/2024 15h45, última modificação 05/03/2024 15h58
A homenagem a Luciana Saito Massa foi apresentada no ano passado por Professor Euler (MDB).
Vereadores aprovam Cidadania Honorária de Curitiba à primeira-dama do Paraná

Professor Euler destacou o currículo da homenageada, que é natural de Registro (SP) e preside o Conselho da Superintendência Geral de Ação Solidária (SGAS) do PR. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

A primeira-dama do Paraná, Luciana Saito Massa, será homenageada pela Câmara Municipal de Curitiba (CMC) com a Cidadania Honorária da capital. Principal honraria entregue pelo Legislativo a pessoas não nascidas na cidade, o título foi aprovado em primeiro turno na sessão plenária desta terça-feira (5). A inclusão do projeto de decreto legislativo na pauta faz parte das celebrações da Semana do Dia Internacional da Mulher. 

A homenagem a Luciana Saito Massa foi apresentada no ano passado por Professor Euler (MDB). Único a debater o projeto na votação de hoje, o parlamentar agradeceu à Mesa Diretora por incluir a proposição na pauta desta semana, reforçando a importância de mais mulheres terem destaque e serem agraciadas pela Casa. Segundo o vereador, nos últimos 25 anos, dos cerca de 400 projetos que concederam os títulos de Vulto Emérito e Cidadania Honorária a pessoas não naturais de Curitiba, apenas 30 foram destinados às mulheres. 

Este projeto [de decreto legislativo] de hoje é motivado também em função disto. Eu, particularmente, faço questão de tentar equilibrar quando faço a concessão de uma honraria deste tipo. Por exemplo, nesta legislatura, foram dois títulos a homens e dois títulos a mulheres. Uma delas [das mulheres] é a Claudia Silvano, que nós já aprovamos aqui, e hoje é a Luciana Saito Massa”, ressaltou o vereador, da tribuna.

Quem é Luciana Massa, primeira-dama do Paraná?

Antes da aprovação da matéria, Professor Euler leu o currículo da homenageada, que é natural de Registro, interior paulista (115.00007.2023). Esposa do governador do Estado do Paraná, Ratinho Júnior, Luciana Massa tem três filhos: Alana, Yasmin e Carlinhos. Atualmente, a primeira-dama preside, de forma voluntária, o Conselho da Superintendência Geral de Ação Solidária (SGAS) do Paraná, cuja função é prestar apoio e articular a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, destaca a justificativa do projeto. 

Luciana Saito Massa comanda uma equipe concentrada em promover e estimular a cultura da ação solidária, engajamento ético e o trabalho de voluntariado em todo o Paraná […]. A atuação da SGAS, por exemplo, juntamente com a Defesa Civil, foi responsável por arrecadar roupas que foram doadas às vítimas das enchentes que atingiram o estado do Acre. A campanha, que teve o apoio do Corpo de Bombeiros do Paraná, endossa o prêmio recebido pelo Governo do Paraná de ‘estado mais solidário do Brasil’, concedido pelo Programa Pátria Voluntária em 2020”, informou o vereador. 

Além da sua atuação no SGAS, Luciana Massa também acumula outros feitos, como a coordenação das campanhas “Aquece Paraná”; “Menos Eu, Mais Nós” – Cesta Solidária Paraná; “Projeto Páscoa Solidária”; “Paraná Piá”, de arrecadação de brinquedos; e “Futebol Solidário”, de arrecadação de alimentos. Ela também presidiu o "II Encontro das Primeiras-damas do Paraná" e foi condecorada com a Medalha do Mérito da Defesa Civil Coronel QOBM Dario Natan Bezerra, honraria destinada a pessoas que se destacaram por ações relevantes de proteção e defesa civil. 

A Cidadania Honorária de Curitiba é o título mais importante que o Legislativo pode conceder a pessoas nascidas fora da capital paranaense e que tenham contribuído para o desenvolvimento da capital paranaense, nos termos da lei complementar 109/2018. Antes de estar pronto para promulgação, o projeto de decreto legislativo que concede a homenagem à primeira-dama do Paraná precisa passar por nova votação, nesta quarta-feira (6).