Vereador quer campanha contra a hepatite viral

por Assessoria Comunicação publicado 03/10/2005 16h25, última modificação 01/06/2021 15h21
A cidade deve implantar campanha anual para prevenção e controle das hepatites virais. A proposta, do vereador Ney Leprevost (PP), está em apreciação na Câmara de Curitiba. O parlamentar explica que "as hepatites são doenças infecciosas que levam à inflamação do fígado, podendo até matar. Ao contrário do que muitos pensam, nem sempre o paciente apresenta sintomas. Em muitos casos, a doença é silenciosa. Quando diagnosticada, o fígado já comprometido, dificulta a recuperação do doente".
Para Leprevost, "o Brasil ainda necessita de estudos capazes de estabelecer a real prevalência da doença. No caso da hepatite C, por exemplo, de acordo com pesquisas, cerca de 1,5 milhão de pessoas podem ter tido contato com o vírus. E desenvolver ações de prevenção e promoção à saúde, estimular e garantir as ações de vigilância epidemiológica e sanitária, garantindo o diagnóstico e tratamento das hepatites, são medidas que podem ser desenvolvidas pelo município a partir de campanha específica sobre esse tipo de enfermidade".
A doença
A hepatite viral é uma infecção que compromete especificamente o fígado, atingindo outros órgãos numa fase secundária. São agudas ou crônicas, caracterizadas pela inflamação e necrose, aumentando o volume do órgão. Em quadros fulminantes, observam-se necroses extensas com redução do volume do fígado. "As hepatites virais estão disseminadas pelo mundo e, em termos de freqüência, ocupa um dos primeiros lugares entre as infecções virais, representando importante problema de saúde", justifica Leprevost.