Major Benur Muniz é homenageado na Câmara

por Assessoria Comunicação publicado 03/10/2005 16h05, última modificação 01/06/2021 15h28
“Curitiba resgata outra dívida para com um cidadão que, ao lado de outros tantos pracinhas, heróis brasileiros, ofereceu sua vida em holocausto à Pátria e a serviço da democracia e da liberdade.” A afirmação é do vereador Luiz Felipe Braga Côrtes (PMDB), autor da homenagem, no discurso de saudação da entrega do título de Cidadão Honorário ao Major Benur Augusto Muniz, na noite de sexta-feira (30), no plenário da Câmara de Curitiba. A cerimônia, presidida pelo 1 º vice-presidente da Casa, vereador Jair Cézar (PTB), contou com a presença de autoridades, amigos e familiares do homenageado.
“Major Benur é um símbolo de patriotismo e da audácia que marcaram os jovens de sua época e que, como outros tantos brasileiros, nos legou marcantes exemplos de grandeza, resignação e coragem, alistando-se voluntariamente na FEB”, disse Braga Côrtes.
Também discorreu sobre a vida do homengeado, que nasceu em Mafra, Santa Catarina, onde cursou o colegial, contabilidade e datilografia, tornando-se professor com apenas 15 anos de idade. Em 1938, incorporou-se ao 9º Regimento de Infantaria, como voluntário. Nesse mesmo ano, foi promovido a cabo e, em 1941, trabalhou na construtora de estrada de ferro do Sul do País. Com o início da 2ª guerra mundial, apresentou-se voluntariamente ao Quartel General da 5ª Região Militar, em Curitiba. Foi membro da FEB e integrante do 5º Exército Americano. Como tenente e capitão, serviu como auxiliar do gabinete da diretoria do pessoal do Exército (Ministério da Guerra). Concluiu sua carreira militar depois de prestar serviço em vários Estados, atuando, ainda, como delegado do Serviço Militar.
Funabem
Passou a ser diretor da então escola para menores Professor Queiroz Filho e Escola João Luiz Alves, da Funabem, na Ilha do Governador, Rio de Janeiro, tornando-se alvo da admiração e respeito do Centro de Educação do Menor. Benur Augusto Muniz, continua até hoje em grande atividade, principalmente na Casa do Expedicionário, em nossa Capital.
Depois de receber o diploma, o militar disse sentir-se orgulhoso da homenagem da cidade que sempre amou e que escolheu para viver. Falou sobre a honra de poder participar de momentos decisivos da história da Pátria, agradeceu aos familiares, amigos e companheiros de farda com quem compartilhou a vida. “A religião glorifica os santos e a Pátria seus heróis”, finalizou.
Participações
Participaram da cerimônia, o secretário municipal da Defesa Social, coronel Itamar dos Santos; o major Glaucio Augusto Pereira Muniz, da 5 ª Região Militar; o comandante do 5 º grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado, tenente-coronel Candido Luquez Marues Filho; do Cindacta, o capitão aviador Marcos Kentaro Adachi; do Corpo de Bombeiros, o 1º tentente Lucio Klenk; o presidente do Jockey Club do Paraná, Nilton Grein, o diretor da Diretran, coronel Gilberto Foltran, e o ex-deputado federal Fabiano Braga Côrtes.