Vereador lembra o ex-presidente Vargas

por Assessoria Comunicação publicado 20/04/2005 16h00, última modificação 21/05/2021 11h16
“Toda a estrutura moderna do País foi feita na era Vargas”, disse o líder do PDT, vereador Jorge Bernardi, ao fazer uso da tribuna, na sessão plenária desta terça-feira (19), na Câmara Municipal, quando lembrou a morte do ex-presidente Getúlio Vargas. O parlamentar destacou o espírito nacionalista do governante, que chegou ao poder na década de 30.  Bernardi salientou, ainda, que Vargas foi uma das personalidades mais importantes da história do Brasil, tanto como figura política como humana.
Getúlio Vargas nasceu em São Borja (RS), em 19 de abril de 1883. Foi chefe do governo provisório depois da Revolução de 30, presidente eleito pela constituinte em 17 de julho de 1934, até a implantação da ditadura do Estado Novo, em 10 de novembro de 1937. Foi deposto em 29 de outubro de 1945 e voltou à presidência em 31 de janeiro de 1951, através do voto popular. Em 54, pressionado por interesses econômicos estrangeiros com aliados no Brasil, como Lacerda e Adhemar de Barros, foi levado ao suicídio, em 24 de agosto. Com uma bala no peito, ele atrasou o golpe militar em 10 anos e “saiu da vida para entrar na história”.
Salário mínimo
Ao se manifestar, o líder do prefeito na Casa, vereador Mario Celso Cunha (PSB), comentou sobre as inovações na área trabalhista, que foram incrementadas no período Vargas, entre elas a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), que foi definida nessa época, o salário mínimo, o décimo terceiro salário, entre outros.
Os vereadores André Vargas (PT) e Jônatas Pirkiel (PL) também se manifestaram sobre o tema.