Vereador aplaude teatro para todos nas praças

por Assessoria Comunicação publicado 25/06/2009 19h10, última modificação 24/06/2021 09h49
A peça “A breve dança de Romeu e Julieta”, inspirada na obra de William Shakespeare e dirigida por Ismael Scheffler, foi encenada na praça Eufrásio Correia, nesta quinta-feira (25), pelo grupo de teatro da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (TUT). Admirador de teatro, o vereador Tico Kuzma (PSB) prestigiou a apresentação, feita por alunos da UTFPR e da comunidade e assistida pelos interessados e curiosos que passavam pela praça.
Segundo Scheffler, o espetáculo foi criado e adaptado especialmente para o espaço da praça, aproveitando o design, arquitetura e vegetação próprias para as sete cenas que compõem a peça. Ainda, marca o aniversário de 100 anos da UTFPR, que mantém o TUT desde 1972. “Com Romeu e Julieta, queremos prestar uma homenagem à UTFPR, indo ao encontro da cidade e oferecendo um presente com a mais clássica e popular peça de teatro”, disse, explicando que Romeu e Julieta foi escolhida por ser a peça mais conhecida na dramaturgia ocidental.
Para o vereador Tico Kuzma, a ideia de trazer o teatro para mais perto da população é interessante. “As pessoas já não tinham mais o costume de frequentar esta praça, devido às drogas e ao perigo de assaltos. O teatro traz vida a este espaço, que tem uma beleza natural”, disse, sugerindo levar esta e outras peças às inúmeras praças de Curitiba.
Scheffler explica a montagem feita. “Os atores revivem a história de amor entre Romeu e Julieta, assumindo os personagens clássicos por meio de palhaços alegres, trapalhões e trágicos. Das cenas de juras de amor às lutas entre as famílias, do baile de máscaras às fatais traições do destino, o clima circense acompanha nossa encenação desta breve dança que foi o amor de Romeu e Julieta.”
Aos interessados, a apresentação também acontece nesta sexta-feira (26), às 15h, e no sábado (27) e domingo (28), às 12h.
Eufrásio Correia
A Praça Eufrásio Correia foi criada no final do século XIX e mantém registros históricos, como as fachadas de prédios ao seu redor, árvores antigas e um dos chafarizes de maior valor histórico da cidade, feito de ferro fundido, vindo da França em 1903.