Valdir Silveira recebe cidadania honorária na Câmara Municipal

por Assessoria Comunicação publicado 26/11/2014 21h15, última modificação 28/09/2021 07h26
Em sessão solene na noite desta quarta-feira (26), a Câmara Municipal concedeu o título de cidadão honorário a Valdir Izidoro Silveira, por meio da lei municipal 13.192/2009, de autoria do vereador Jairo Marcelino (PSD), que esteve ausente da sessão por motivos de saúde. A solenidade foi conduzida pelo presidente do Legislativo, Paulo Salamuni (PV), que frisou o importante trabalho desempenhado pelo homenageado em prol da preservação ambiental.

A entrega da honraria foi realizada pelo vereador Chico do Uberaba (PMN), que representou Jairo Marcelino durante a sessão. Uberaba fez ainda a leitura do vasto currículo de Valdir Silveira, que é engenheiro agrônomo formado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). O homenageado também é especialista em biologia do solo pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e mestre em tecnologia de alimentos pela mesma instituição. Além disso, Silveira foi militante político durante a Ditadura Militar no Brasil, quando foi preso, e também é militante da causa ambiental.

Durante o discurso de agradecimento, Valdir Silveira afirmou que dois pilares devem sustentar a sociedade: o cuidado com o meio ambiente e a solidariedade. Segundo Silveira, também não é possível que uma “cidade ecológica e solidária” admita ter uma população que sofre em moradias precárias e ande pelas ruas a pedido de esmolas.

“Sempre tive o compromisso em defender o meio ambiente, mas agora como cidadão honorário, farei com ainda mais dedicação. Precisamos trabalhar nesse desafio que é muito grande, para o uso correto e controlado da água em nossas cidades”, defendeu Silveira.

Valdir Izidoro Silveira já recebeu outras homenagens como representante da Colônia Afro-Brasileira e honraria pelos 300 anos da imortalidade de Zumbi dos Palmares. Como consultor, planejador e assessor técnico, já elaborou mais de 300 estudos e projetos técnicos de viabilidade econômico-financeira nas áreas de armazenagem, abatedouro de aves, bovinos e suínos, destilarias de leite e derivados, indústria de sementes, moinhos de trigo, exploração pecuária entre outros. Atualmente é assessor na empresa Koppe & Vis.

Além de amigos e familiares, também prestigiaram a sessão o ex-Ministro-Chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Euclides Scalco, o desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná, José Augusto Anicetto, Jorge Marcelino, irmão do vereador Jairo Marcelino, o secretário de Relações Institucionais do PCdoB, Claudio Ribeiro, o fundador do Instituto Afro-Brasileiro, Maximo Francisco dos Reis, o diretor-presidente do Instituto de Ensino Superior Camões, Anselmo Michelotto e o procurador aposentado da Procuradoria-Geral de Santa Catarina, Carlos Alberto Cherem.

*Todas as fotos da sessão estão disponíveis no Flickr da Câmara Municipal: https://www.flickr.com/photos/camaracuritiba