Twitter da Câmara de Curitiba ultrapassa a marca de 3 mil seguidores em janeiro

por Assessoria Comunicação publicado 31/01/2014 16h45, última modificação 21/09/2021 11h28

O Twitter da Câmara Municipal de Curitiba ultrapassou a marca de três mil seguidores em janeiro de 2014. Criado em 2010 com o objetivo de divulgar links de notícias institucionais, o @CamaraCuritiba deixou de ser apenas uma ferramenta complementar de comunicação para se transformar em um dos principais meios de prestação de contas e transparência do Legislativo.

Desde novembro de 2012, a Casa conta com um jornalista em plenário que “tuíta” fotos, debates e resultados das votações dos projetos de lei e requerimentos, em tempo real. Na época, o perfil oficial tinha 1.291 seguidores e 3.515 “tweets” (publicações). Em 9 de julho do ano passado, 2.290 perfis acompanhavam o @CamaraCuritiba e o número de publicações era quase o dobro: 6.450.

Os bons números levaram a Diretoria de Comunicação a implantar testes para a cobertura de outras atividades legislativas pela rede social, que começaram pelas reuniões da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Transporte Coletivo – que ocorreram entre 28 de junho e 28 de novembro de 2013. Durante o período das investigações, o @CamaraCuritiba cobriu 28 reuniões (13 extraordinárias e 15 ordinárias) e 26 depoimentos.

Para o presidente em exercício da Câmara Municipal, vereador Tito Zeglin (PDT), “é a informação instantânea, que faz com que o munícipe fique sabendo de todas as atividades que são desenvolvidas nesta Casa de Leis. Vejo com bons olhos esse crescimento e acredito que temos que motivar, cada vez mais, as pessoas a entrarem no Twitter, a participarem, darem suas sugestões e acompanharem o trabalho dos vereadores”, destacou.

O Legislativo também usou o Twitter para divulgar, em tempo real, informações oficiais sobre a ocupação do plenário pela Frente de Luta pelo Transporte Coletivo, em 15 de outubro de 2013. Durante 24 horas, integrantes do movimento permaneceram dentro da Casa, em reivindicação pela redução da tarifa de ônibus e implantação do passe livre. A reunião de negociação entre a Mesa Executiva e manifestantes que resultou no fim da ocupação foi divulgada pelo @CamaraCuritiba. (Leia mais.)

O resultado dessa transparência foi a continuidade do crescimento significativo de seguidores na rede social. Nesta sexta-feira (31), o perfil da Câmara de Curitiba atingiu 3.132 seguidores, com 12.250 “tweets” publicados. Para acessar o @CamaraCuritiba, basta digitar o endereço www.twitter.com/camaracuritiba no navegador do seu computador, tablet ou smartphone e seguir.