Câmara de Curitiba comemora o Dia do Auditor Fiscal de Tributos Municipais

por José Lázaro Jr. — publicado 21/09/2021 11h59, última modificação 21/09/2021 11h59
Lei que cria a data comemorativa foi aprovada pela CMC no ano passado e é comemorada agora, em 2021, pela primeira vez.

No primeiro dia 21 de setembro após a aprovação da lei municipal 15.723/2020, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) exibiu em plenário um vídeo institucional do Sindicato dos Auditores Fiscais de Tributos Municipais (Sinfisco Curitiba) e o vereador Serginho do Posto (DEM) entregou homenagem a um profissional da classe. Pela lei, aprovada ano passado pela CMC, será celebrado anualmente, no dia 21 de setembro, o Dia do Auditor Fiscal de Tributos Municipais. O presidente da CMC, Tico Kuzma (Pros), e Osias Moraes (Republicanos), também parabenizaram os auditores fiscais municipais pelo trabalho.

“Os auditores fiscais são servidores públicos responsáveis por tributos municipais, como o ISS, o IPTU e o ITBI. Trabalham para manter os investimentos e viabilizar os serviços prestados à população. Em 2021, Curitiba foi líder nacional na arrecadação de ISS no primeiro quadrimestre, quando 100% dos processos foram disponibilizados ao cidadão de forma eletrônica. No acumulado dos últimos três anos, [essas mudanças] impediram o impacto negativo da queda de mais de R$ 1 bilhão nos repasses estaduais, mediante ganho real sobre as receitas próprias”, enalteceu o Sinfisco.

Autor da lei que criou o Dia do Auditor Fiscal, Serginho do Posto elogiou o trabalho da categoria e as repercussões positivas disso para a cidade. “É uma carreira de Estado”, destacou, antes de entregar ao auditor Willian Batista de Oliveira um voto de congratulações e aplausos (077.00239.2021) pelo prêmio conquistado, neste ano, no Seminário Nacional de Gestão Fiscal Municipal, com artigo sobre o Fundo de Recuperação Fiscal de Curitiba. Serginho agradeceu a presença do homenageado e dos auditores Eduardo Makoski, Ricardo Ribeiro e Clarissa Mendes.