Tribuna Livre recebe diretor geral do Hospital Evangélico Mackenzie

por Sophia Gama*, especial para a CMC — publicado 11/02/2022 16h20, última modificação 24/10/2022 12h04
O convidado usará o espaço para explanar sobre o hospital, assim como sobre as mudanças ocorridas na nova gestão, novos projetos e desafios.
Tribuna Livre recebe diretor geral do Hospital Evangélico Mackenzie

Antigo Hospital Evangélico de Curitiba foi comprado pelo Instituto Presbiteriano Mackenzie de São Paulo em 2018. (Foto: Carlos Costa/CMC)

Durante a sessão plenária da próxima quarta-feira (16), a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) receberá, no espaço da Tribuna Livre, o médico e diretor-geral do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie, Rogério Donato Kampa. A convite do vereador João da 5 Irmãos (PSL), Kampa deve discorrer sobre as mudanças que vieram com a nova gestão e sobre o futuro do hospital (076.00003.2022). 

O Hospital Universitário Evangélico de Curitiba foi inaugurado em 1959, com o apoio da Sociedade Evangélica Beneficente de Curitiba (SEB), principal mantenedora do Hospital. Com o aumento da demanda, nasceu também o Centro de Estudos e Pesquisas Evangélico, que mais tarde tornou-se a Faculdade Evangélica do Paraná, criada em 1969. 

Em 2018, o Instituto Presbiteriano Mackenzie de São Paulo assinou o termo de posse do Hospital Evangélico de Curitiba, tornando-se Hospital Universitário Evangélico Mackenzie. Atualmente, o local é referência no Sistema Único de Saúde (SUS) em Curitiba, fazendo parte do Programa da Rede de Urgência e Emergência e Rede Cegonha, do Ministério da Saúde, e do Programa Mãe Paranaense, do Governo Estadual. 

Esta será a primeira Tribuna Livre de 2022. No ano passado, foram 29 debates realizados, após um ano de paralisação, por conta da pandemia da covid-19. O número recorde ainda é o de 2013, no qual foram realizadas 31 discussões (leia mais).

Tribuna Livre
A Tribuna Livre é um espaço democrático de debates mantido pela CMC, como canal de interlocução entre a sociedade e os parlamentares. Conforme o Regimento Interno do Legislativo, os debates ocorrem nas quartas-feiras, durante a sessão plenária – conforme acordo de líderes, após os pronunciamentos do pequeno expediente.

Os temas discutidos na Tribuna Livre são sugeridos pelos vereadores, que por meio de um requerimento indicam uma pessoa ou entidade para discursar e dialogar no plenário. As falas neste espaço podem servir de prestação de contas de uma entidade que recebe recursos públicos, de apresentação de uma campanha de conscientização, de discussão sobre projeto de lei em trâmite na Casa etc.

*Notícia elaborada pela estudante de Jornalismo Sophia Gama*, especial para a CMC

Supervisão do estágio: Fernanda Foggiato

Revisão: Vanusa Paiva