Tribuna Livre homenageia 40 anos de rede paranaense de supermercados

por Assessoria Comunicação publicado 18/06/2014 14h35, última modificação 24/09/2021 09h06
A Tribuna Livre da Câmara de Curitiba recebeu, nesta quarta-feira (18), o empresário Pedro Joanir Zonta, fundador da rede paranaense Condor, a sexta maior no segmento de supermercados do país (e a segunda entre os grupos brasileiros). Por proposição de diversos vereadores, a empresa foi homenageada com votos de congratulações e aplausos pelos 40 anos de sua criação.

Tico Kuzma (PROS) saudou o convidado em nome dos vereadores. Ele destacou a importância do Condor à economia local e as ações de responsabilidade social promovidas pela rede. Também registrou as diversas premiações já concedidas a Zonta (pela Casa, foram as honrarias de Vulto Emérito e Cidade de Curitiba). “O Condor começou como um pequeno mercado no bairro Pinheirinho, em 1974, e hoje conta com 36 lojas e mais de 10 mil funcionários”, relatou.

O empresário falou sobre a infância carente e o desafio de abrir o supermercado, aos 22 anos de idade: “O início foi o mais difícil, pois era jovem e tinha pouco conhecimento. Meu primeiro slogan foi "Não somos o maior, por isso temos que ser o melhor”. Em 1977, o Condor já estava em uma sede maior e, dois anos depois, tinha a filial do Xaxim.

Segundo Zonta, a rede passou por diversos desafios. Primeiro com o Plano Cruzado, em 1986, que levou ao endividamento da empresa, e depois com o congelamento das contas promovido pelo presidente Fernando Collor de Mello, em 1990. Em 1998, ele relatou o dilema de vender ou não o Condor ao grupo português Sonae, que já havia comprado outros supermercados.

O convidado da Tribuna Livre defendeu o diálogo entre os vereadores e o empresariado, em prol do desenvolvimento da cidade. “O objetivo de ambos é atender melhor a população”, avaliou (com sonora). “Nossos planos são audaciosos. Pretendemos chegar ao final de 2016 com 45 lojas, 12 mil colaboradores diretos e faturamento superior a R$ 4 bilhões”, projetou Zonta.

Diversos parlamentares discutiram a trajetória de sucesso do empresário. Também deram destaque às ações de responsabilidade social. “Agradeço ao Condor em nome do prefeito Gustavo Fruet. A Prefeitura de Curitiba tem cerca de 35 mil servidores e a rede, com 10 mil colaboradores, emprega quase um terço desse número”, disse.

Também participaram do debate o presidente interino da Câmara de Curitiba, Tito Zeglin (PDT), e os vereadores Felipe Braga Côrtes (PSDB), Colpani (PSB), Rogério Campos (PSC), Cristiano Santos (PV), Geovane Fernandes (PTB), Dirceu Moreira (PSL), Jonny Stica (PT), Helio Wirbiski (PPS), Zé Maria (SDD), Professor Galdino (PSDB), Bruno Pessuti (PSC), Dona Lourdes (PSB), Chico do Uberaba (PMN), Chicarelli  (PSDC), Carla Pimentel (PSC), Professora Josete (PT), Julieta Reis (DEM) e Mauro Ignacio (PSB).