"Lombadas protegeriam ciclistas", defende Marcelino

por Assessoria Comunicação publicado 18/06/2014 13h40, última modificação 24/09/2021 10h16

Por entender que somente a sinalização de bicicaixas não tem sido suficiente para garantir a passagem dos ciclistas nas ruas Livio Moreira e Nelson de Souza Pinto, o vereador Jairo Marcelino (PSD), apresentou requerimentos à Prefeitura de Curitiba solicitando a instalação de redutores de velocidade nessas vias.

O parlamentar requisitou ao Executivo a implantação de lombadas físicas para conter a velocidade dos veículos, principalmente na Livio Moreira (044.06966.2014), entre as ruas Gregório de Matos e Cecília Meireles,  e na rua Nelson de Sousa Pinto, entre Cecília Meireles e Gregório de Matos (044.06965.2014).

Jairo Marcelino, que ocupa a 4ª secretaria da Mesa Diretora do Legislativo, considera que as lombadas físicas atenderão a uma “grande” demanda de pedidos de comerciantes, moradores e usuários desses trechos de via pública. “Eles ficam impedidos de realizar uma passagem segura por causa da alta velocidade que os motoristas desenvolvem em função da posição geográfica das duas vias”, afirma.

Embora o motorista curitibano esteja em fase de adaptação ao Plano Diretor Cicloviário, aponta o vereador Jairo Marcelino, no bairro São Lourenço há pontos da ciclovia onde o trânsito é dividido entre ciclistas e pedestres sem qualquer sinalização, principalmente próximo ao Parque São Lourenço. “Nesse trecho também é possível encontrar buracos e locais com desníveis na pista. Em uma das descidas, na rua Rodolfo Reksidler, os obstáculos instalados para diminuir a velocidade das bicicletas são estreitos, o que obriga os ciclistas a desviarem pela via pública e se sujeitarem aos acidentes”, reclama.

O parlamentar lembra, na justificativa dos requerimentos, que o bairro São Lourenço é um dos primeiros de Curitiba a ter ciclovias em grande distância. “O Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) já informou a recuperação de 37 quilômetros da antiga malha cicloviária, incluindo o trecho que vai do Parque São Lourenço até a Avenida Cândido de Abreu”, recorda. Nos requermentos, Jairo Marcelino aproveita para solicitar mais divulgação do Manual de infraestrutura Cicloviária sos motoristas curitibanos.