Tarifa zero de Caucaia será debatida na Comissão do Transporte

por Pedritta Marihá Garcia | Revisão: Ricardo Marques — publicado 31/08/2023 12h15, última modificação 31/08/2023 13h47
Caucaia, no Ceará, implantou a tarifa zero há dois anos. Secretário municipal da cidade será ouvido amanhã, às 9h.
Tarifa zero de Caucaia será debatida na Comissão do Transporte

A comissão discute o novo contrato do transporte coletivo da cidade e a viabilidade da implementação da tarifa zero. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

A experiência da tarifa zero da cidade de Caucaia (CE) será novamente tema de agenda técnica da Comissão Especial do Transporte da Câmara Municipal de Curitiba (CMC). Nesta sexta-feira (1º), o colegiado recebe o secretário municipal de Patrimônio e Transportes da cidade cearense, Silvio de Alencar Martins. A reunião será às 9 horas, direto da Sala das Comissões, com transmissão ao vivo pelas redes sociais do Legislativo. 

O gestor do transporte público de Caucaia já é conhecido por parte dos membros da comissão temporária da CMC. Em julho, o presidente da comissão Herivelto Oliveira (Cidadania) e o vice-relator Dalton Borba (PDT) foram recepcionados por Silvio Martins, e pelo prefeito Vitor Pereira Valim, durante a agenda técnica feita à cidade para conhecer o programa “Bora de Graça”, que implantou a tarifa zero no município em setembro de 2021.

Desde o início do programa, a cidade cearense registrou um aumento do número de passageiros: em agosto de 2021, um mês antes da implantação da tarifa zero, o sistema transportou cerca de 510 mil passageiros, e, em maio desde ano, foram transportados 2,3 milhões de passageiros, cerca de quatro vezes mais. O número de quilômetros rodados também cresceu: passou de 385 mil km rodados, antes do projeto, para 560 mil km rodados agora.

O novo modelo do sistema de transporte coletivo gerou dois impactos: já no primeiro mês da tarifa zero, o número de passageiros quintuplicou, passando de 18 mil para 90 mil. Como consequência do aumento do número de usuários, o comércio e o setor de serviços registraram um aumento de 25% no faturamento. A arrecadação do município também aumentou 25%. Esses números foram apresentados ao colegiado pelos vereadores Herivelto Oliveira e Dalton Borba, que conheceram de perto a experiência da cidade. Agora, o secretário municipal de Transportes de Caucaia vai apresentar o programa aos demais membros do colegiado especial.

O que é a Comissão Especial do Transporte?

A Comissão Especial Para Discutir o Novo Contrato do Transporte Coletivo - Tarifa Zero foi instalada em abril para discutir o novo contrato do transporte coletivo da cidade e a viabilidade da implementação da tarifa zero. A atual concessão do serviço público vence em 2025 e o grupo tem o prazo de 120 dias para elaborar um relatório que possa subsidiar a construção da nova licitação. 

O colegiado temporário é formado por oito parlamentares, sendo Herivelto Oliveira, presidente, e Serginho do Posto (União), vice-presidente. A relatoria está com Bruno Pessuti (Pode) e a vice-relatoria com Dalton Borba. Também são membros os vereadores Giorgia Prates – Mandata Preta (PT), Jornalista Márcio Barros (PSD), Professor Euler (MDB) e Rodrigo Reis (União).

As agendas têm servido para que os vereadores conheçam o funcionamento do sistema de transporte público da cidade e os detalhes do atual contrato. Visitas técnicas às garagens das empresas de ônibus, debates com universidades e especialistas que estudam o sistema de Curitiba e viagens para conhecer os sistemas de transporte coletivo de outras cidades também estão no radar do colegiado.

As reuniões haviam sido suspensas em julho, durante o recesso parlamentar, e caso o prazo de funcionamento da comissão especial não seja prorrogado, o parecer deverá ser concluído até meados de setembro. A reunião técnica com o secretário de Patrimônio e Transporte de Caucaia será às 9h, na Sala das Comissões, com transmissão ao vivo pelas redes sociais da CMC: YouTube, Facebook e Twitter.