Sugerida educação ambiental nos currículos das escolas de Curitiba

por Assessoria Comunicação publicado 20/03/2018 14h20, última modificação 26/10/2021 09h36

Os vereadores acataram, na sessão plenária desta terça-feira (20), requerimento de sugestão ao Executivo para que seja incluída, nos currículos das escolas públicas municipais de Curitiba, a disciplina de educação ambiental (201.00021.2018). A iniciativa partiu de Bruno Pessuti (PSD) que considera o tema importante para ser trabalhado com as crianças nas escolas, assim como trânsito, “para que possamos torná-los cidadãos melhores no futuro”.

Na opinião dele, é preciso educar a população para que o lixo deixe de ser jogado nas ruas e nos rios, diminuindo o impacto das enchentes na cidade. “É triste quando visitamos os lugares atingidos e vemos a quantidade de lixo. Isso porque não existe educação para saber que aquela garrafa e aquele saco de lixo podem ir para o rio”, pontuou. Ele também falou que a disciplina é importante para incentivar a preservação e a ampliação da fauna e flora da cidade. Ele contou a experiência da Coreia do Sul, onde a educação ambiental é feita por meio da limpeza dos rios urbanos. “Isso gera uma noção de pertencimento”, disse.

Rogério Campos (PSC) apoiou a iniciativa e afirmou que a prefeitura precisa investir na conscientização da população sobre o descarte do lixo. “Aqueles que não são mais crianças e infelizmente estão descartando onde não devem, sinceramente podemos falar que sabem muito bem o que estão fazendo”, considerou. Ele disse que, em suas ações nos bairros, fez a limpeza de um local e colocou uma faixa, pedindo para a comunidade não sujar novamente. “Depois culpam os políticos [pelas enchentes], mas sabemos que o lixo não foi parar lá sozinho, não foi caminhando”, brincou.

Ainda manifestou apoio à sugestão, Felipe Braga Côrtes (PSD), que contou sobre uma visita que fez ontem – com Fabiane Rosa (PSDC), Colpani (PSB) e Goura (PDT) – à Secretaria Municipal do Meio Ambiente, para conversar com a secretária Marilza Dias sobre o planejamento da coleta de lixo na cidade. “A Comissão de Meio Ambiente vai acompanhar este trabalho muito interessante, sobre a coleta, o lixo tratado e a destinação”, afirmou (leia mais).