Solenidades da Câmara de Curitiba marcam mês da Consciência Negra

por Pedritta Marihá Garcia | Revisão: Ricardo Marques — publicado 17/11/2023 16h00, última modificação 17/11/2023 09h28
Dia da Consciência Negra é comemorado anualmente em 20 de novembro.
Solenidades da Câmara de Curitiba marcam mês da Consciência Negra

As solenidades serão realizadas nos dias 20 e 21 de novembro, no Palácio Rio Branco. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Na próxima semana, duas solenidades da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) vão celebrar o mês da Consciência Negra. Os eventos acontecem nos dias 20 e 21, próximas segunda e terça-feira, e são de iniciativa dos vereadores Herivelto Oliveira (Cidadania) e Giorgia Prates – Mandata Preta (PT), respectivamente. As atividades serão transmitidas pelas redes sociais do Legislativo. 

Na segunda, Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, a sessão solene será às 19h, no Palácio Rio Branco. O requerimento do vereador que agendou o evento (061.00066.2023) foi aprovado pelo plenário no dia 17 de outubro. A data é em alusão ao dia da morte de Zumbi dos Palmares, em 1695. Em Curitiba, a Consciência Negra foi instituída no calendário oficial, por meio da lei municipal 10.921/2003, que também assegura meios eficazes para coibir a prática de racismo. 

Durante a solenidade, 18 personalidades da comunidade negra da capital serão homenageadas por Herivelto Oliveira e por Giorgia Prates – Mandata Preta (PT). O vereador destacará as trajetórias de Maria Helena Ferreira Silva, cantora e violinista, de apenas 12 anos; André Santos, bombeiro; Ezídia Brito, massoterapeuta; Maria Cândida, ex-jogadora de basquete e assistente social; Luis Daniel de Oliveira, estudante e conselheiro do Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial.

Também serão homenageados por Herivelto Oliveira: Maria Clara Reis de Almeida, skatista, de apenas 13 anos; Jall Martins, professor de dança; Valquíria Silva, jornalista; Rodrigo Henrique de Oliveira, dentista; Mayara Kesley, empreendedora e líder do programa Imersão Trancista; Eunice Alcantara, mestre em Administração; Edilson do Santos, geólogo e especialista em Engenharia Submarina e Tecnologia em Petróleo e Gás.

Já Giorgia Prates entregará diplomas às seguintes personalidades: Katia Drumond, artista e jornalista; Berquelei Matheus Costa, assessor parlamentar e pioneiro no movimento hip-hop de Curitiba; Marcel Leandro Szymanski, ator, diretor e contador de histórias; Célio Roberto Pereira de Oliveira, educador e escritor; Antonio Teixeira do Nascimento, jornalista e músico; Simon Magalhães, artista e autora do espetáculo musical “Por que não tem paquita preta?”.
 

A sessão solene em homenagem ao Dia da Consciência Negra será no Palácio Rio Branco, a partir das 19 horas. 

Evento na Câmara vai reunir diferentes vertentes da cultura negra

Por iniciativa de Giorgia Prates (061.00076.2023), na terça, 21 de novembro, será realizada na Câmara de Curitiba a solenidade “Ubuntu - celebração da cultura negra em Curitiba”. Objetivo é reunir, em um só lugar, diferentes vertentes, como samba, poesia, capoeira e hip-hop. A atividade também será realizada em alusão ao mês da Consciência Negra.

A solenidade será realizada no Palácio Rio Branco, às 19h. Segundo a vereadora, o evento vai marcar a importância do povo preto na formação cultural da cidade. "Como mulher preta, entendo que o Novembro Negro não é momento de falar apenas das nossas dores e desafios, mas também é para honrar e festejar a nossa existência. Foi pensando nisso que propus esse evento, como uma forma de celebrar a nossa cultura, nossa gente", explica a vereadora.

A programação de terça-feira contará com manifestações culturais afro-brasileiras, como hip-hop, groove, samba e capoeira. A jornalista Aline Reis, o professor e músico Sandro Luís Fernandes e a artesã e ativista social Aline Castro serão homenageados pelo trabalho que desenvolvem em suas respectivas áreas, contribuindo com o fortalecimento das raízes afro-brasileiras na cidade. 

Quando as sessões solenes são realizadas na Câmara de Curitiba?

As sessões solenes, segundo o Regimento Interno do Legislativo de Curitiba, são convocadas para a entrega de honrarias e de “outras homenagens que a Câmara Municipal entender relevantes”. Também são realizadas para dar posse ao prefeito e ao vice-prefeito do Município, instalar legislaturas e comemorar fatos históricos.

A concessão de títulos e prêmios, na CMC, é regulamentada pela lei complementar 109/2018. As honrarias, segundo a legislação municipal, são entregues “sem preconceito de cor, raça, crença ou idade” a cidadãos de destaque em suas áreas e que tenham prestado relevantes serviços à comunidade curitibana.

A solenidade será transmitida pelas redes sociais da Câmara: no 
YouTube, no Facebook e no Twitter. Clique aqui para ver todas as sessões solenes já realizadas em 2023.