Solenidade homenageia destaques das áreas cultural e comunicação

por Claudia Krüger | Revisão: Vanusa Paiva — publicado 06/04/2022 17h30, última modificação 11/04/2022 14h34
Premiação faz parte de comemorações do aniversário de Curitiba e da Câmara. As datas espaçadas serviram para diminuir a aglomeração no Palácio Rio Branco.
Solenidade homenageia destaques das áreas cultural e comunicação

Foto: Câmara entregou, nesta terça-feira, Prêmio Cultura e Divulgação, em homenagem ao aniversário de Curitiba. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) realizou, na noite desta terça-feira (5), sessão solene para entrega do Prêmio Cultura e Divulgação. A honraria é concedida a pessoas ou entidades que tenham se destacado na produção cultural e nos meios de comunicação social. As 22 indicações, acatadas pela Comissão de Educação, Cultura e Turismo, estão contempladas pelo decreto legislativo 13/2021. A íntegra do evento pode ser conferida no YouTube do Legislativo. Todas as fotos estão disponíveis no Flickr da Câmara.

Na oportunidade, o presidente do Legislativo, vereador Tico Kuzma (Pros), ponderou sobre as dificuldades enfrentadas pelos trabalhadores no setor cultural. “Tivemos, na pandemia da covid-19, os trabalhadores da linha de frente, aqueles que trabalharam em serviços essenciais e temos os da cultural, aqueles que sobreviveram”, considerando o fechamento dos espaços culturais e de eventos durante o período pandêmico. “O nosso muito obrigado a todos que fazem a cultura da nossa cidade”, acrescentou.

A saudação oficial aos homenageados e convidados foi feita pela vereadora Sargento Tânia Guerreiro (União), a qual destacou o talento e o merecimento de cada agraciado com a honraria, nesta solenidade. Ela elogiou as diversas modalidades abrangidas pela homenagem como a literatura, a dança, a música, a dramaturgia, a comunicação, entre outros. “Quero desde já, em nome da Câmara Municipal de Curitiba, agradecer amigos e familiares presentes aqui, que são o porto seguro na vida dos homenageados”, disse.

Indicado à honraria pelo vereador Serginho do Posto (União), o jornalista cultural Paulino Viapiana primeiramente agradeceu o reconhecimento dos parlamentares e o apoio dos familiares e amigos. No entanto, fez uma leitura crítica sobre o cenário da cultura, tanto a nível nacional, com a extinção do Ministério da Cultura, quanto estadual.

Viapiana, que já exerceu o cargo de presidente da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), além de outros órgãos públicos ligados ao tema, lamentou a condução das políticas públicas nesse sentido. “Não há mais cultura. Há um deserto de ideias, um vazio de ações, um disfarce de gestão. Tempo estranho o que estamos vivendo. Nos impor duas pandemias ao mesmo tempo. A do coronavírus e da desculturação sistemática”, desabafou.

Atual presidente da FCC, Ana Cristina de Castro representou o prefeito da capital, Rafael Greca, na solenidade. Ela reforçou a ideia de que a cultura é a “essência” de uma nação, o que define a própria identidade de um povo. “É aquilo que está dentro da nossa gente, da nossa alma, além do que representa na formação da cidadania”. A expressividade econômica do setor também foi destacada por Ana Cristina, que apontou cerca de 2,7% do PIB brasileiro advindo da cultura, ou seja, quase R$ 226 bilhões.

Além de familiares e amigos, também compareceram os integrantes do Coral Paraná, que se apresentaram com diversas canções. Estiveram presentes ainda os vereadores Noemia Rocha (MDB), que fez a leitura dos currículos dos homenageados, Eder Borges (PP), presidente da Comissão de Educação, Cultura e Turismo, Tito Zeglin (PDT), segundo-vice-presidente da CMC, Professor Euler (MDB) e Mauro Ignácio (União), terceiro e quarto-secretários da CMC, respectivamente. Compôs ainda a mesa a procuradora da Mulher, Maria Leticia (PV) e a homenageada Verônica Rodrigues.

Homenageados:

Confira todos os agraciados e os autores das indicações: Associação Cultural Êxodus (Leonidas Dias, Solidariedade); Adilto Black (Herivelto Oliveira, Cidadania); Alcione Giacomitti (Eder Borges, PP); Alexsandro dos Santos Bonfim Vilarinho (Ezequias Barros, PMB); Ary Fontoura (Alexandre Leprevost, Solidariedade); Carlos Alexandre de Oliveira (Dalton Borba, PDT); Cíntia Carla Santos Slud (Marcelo Fachinello, PSC); Dinah Ribas Pinheiro (Sidnei Toaldo, Patriota); Karen Raquel Turbay Braga de Moraes (Sargento Tânia Guerreiro, União); Luiz Roberto Bruel (Marcos Vieira, PDT); Marcelo Nascente Pires (Noemia Rocha, MDB); Marcos Erasmo Bernardo (João da 5 Irmãos, União); Nelson Nunes de Lima (Zezinho Sabará, União); Gêmeos do RAP Pedro Alexandre e Pedro Henrique (Professor Euler, MDB); Paulino Viapiana (Serginho do Posto, União); Conjunto de Canto e Dança Junak da Sociedade União Juventus (Tito Zeglin, PDT); Rádio Menina do Paraná (Jornalista Márcio Barros, PSD), Sônia de Jesus Chierighini Niehues (Tico Kuzma, Pros); Mariah Luz (Osias Moraes, Republicanos); Verônica Rodrigues (Maria Leticia, PV); Volnei Lopes da Silva (Mauro Ignácio, União); e William Guerra dos Santos (Mauro Bobato, Podemos).