Solenidade comemora 350 anos dos Correios no Brasil

por Assessoria Comunicação publicado 22/11/2013 08h00, última modificação 21/09/2021 07h31

Por iniciativa do vereador Pedro Paulo (PT), a Câmara Municipal promoveu na noite desta quinta-feira (21) uma sessão solene em comemoração aos 350 anos dos Correios no Brasil. O vereador Paulo Salamuni (PV), presidente da Casa, esteve à frente da solenidade, que também contou com a presença do parlamentar Jonny Stica (PT).

Pedro Paulo fez uso da palavra para proferir a saudação oficial aos homenageados. Inicialmente ele lembrou que a história do Correio Brasileiro se confunde com a própria história da administração pública no Brasil. “Num país caracterizado pela vastidão territorial, os Correios cumpriram um papel integrador e os profissionais dessa instituição conquistaram o respeito e a confiança da população. Trata-se de um patrimônio do povo brasileiro”, afirmou.

O vereador destacou que “por meio de uma rede articulada em todo o país, os Correios sempre se mostraram colaborativos em tragédias e também no apoio a programas governamentais, como o Fome Zero”. Pedro Paulo lembrou que o cotidiano dos carteiros impõe uma série de desafios. “Na comemoração dos 350 anos dos Correios, proponho uma reflexão sobre a criação de instrumentos legais que garantam aos profissionais desta instituição, em particular os carteiros, o desempenho digno da atividade profissional”, concluiu o parlamentar.

Areovaldo Figueiredo, diretor da Regional dos Correios no Paraná, ocupou a tribuna para o agradecimento. “Os cinco funcionários hoje homenageados foram selecionados entre mais de 6 mil profissionais, em função da excelência no desempenho de suas funções durante o ano de 2012”, esclareceu ele. O diretor também destacou a Agência Central de Curitiba, cujo desempenho, segundo ele, contribui para a visão positiva que a população nutre em relação aos Correios. “Deixo também um apelo em prol do bem-estar dos carteiros, no sentido de que seja criada uma legislação severa com relação às lesões causadas por animais particulares”, concluiu Areovaldo Figueiredo.

Homenageados e participações

Os funcionários dos Correios homenageados foram: Nilton Coraiola, carteiro motorizado; José Paulo Dias da Silva, carteiro; Angelina Miriko Ogaki Adão, operadora de triagem e transbordo (OTT); Lidiane Cristina Dalcol Leite, atendente comercial e Anadir Bueno Nadolny, representando o suporte administrativo.

Além da participação do Coral Kerigma, constituído por colaboradores dos Correios e dependentes de funcionários, a cerimônia também foi marcada pelo lançamento do selo em honra aos 350 anos dos Correios no Brasil. A peça filatélica, que tem por título “Correios: História, Pessoas e Ação”, foi obliterada (carimbada) e assinada pelos vereadores presentes. Também estiveram presentes à solenidade a secretária municipal de Trânsito, Luiza Simonelli; o superintendente da secretaria municipal de Administração, Juarez Varallo Pont; o 2º tenente George Luiz Melo, representando o coronel André Mauro Ávila, comandante do Colégio Militar de Curitiba; e Marcelo Alves do Nascimento, representando a deputada federal Cida Borghetti.