Solenes na Câmara de Curitiba prestam homenagem à área dos direitos humanos
A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) realizou, desde a sexta-feira do dia 29 de agosto, duas sessões solenes. Na última terça-feira (2), a vereadora Meri Martins (Republicanos) prestou uma homenagem ao Conselho Tutelar de Curitiba. O Dia Nacional da Visibilidade Lésbica foi comemorado no Palácio Rio Branco por iniciativa de Giorgia Prates - Mandata Preta (PT), na última sexta-feira (29). As solenidades foram transmitidas pelas redes sociais do Legislativo - e estão disponíveis no canal oficial da CMC no YouTube.
Câmara homenageia Conselho Tutelar de Curitiba
Com a presença da secretária municipal de Desenvolvimento Humano e de membros do Conselho Tutelar de Curitiba, a Câmara de Vereadores realizou, no último dia 2, uma sessão solene para homenagear quem trabalha com a defesa do Estatuto da Criança e do Adolescente na capital do Paraná. O evento foi organizado pela vereadora Meri Martins (Republicanos) e foi prestigiado por diversas autoridades municipais e estaduais, além de familiares dos conselheiros tutelares (061.00030.2025).
“Com coragem, sensibilidade e dedicação, esses profissionais realizam atendimentos, encaminhamentos, articulações com a rede de proteção e visitas domiciliares, sempre com o objetivo de garantir o melhor interesse da criança e do adolescente. Seu trabalho exige não apenas preparo técnico, mas também equilíbrio emocional, empatia e profundo senso de justiça social. Por isso que estou realizando essa solene hoje, para lutar pelos seus direitos”, disse Meri Martins aos conselheiros tutelares.
Para Amália Tortato, é preciso mostrar a importância do trabalho do Conselho Tutelar para o cuidado de crianças com seus direitos violados. “Quero que vocês saibam que na Secretaria de Desenvolvimento Humano vocês têm uma amiga, uma aliada na luta de vocês. Eu sei das demandas de vocês e quero dizer que todos os dias eu luto para melhorar essas condições. Meu muito obrigada pelo trabalho de vocês, sem vocês as crianças de Curitiba estariam perdidas”, discursou a secretária municipal de Desenvolvimento Humano.
No decorrer da homenagem, os parlamentares Lórens Nogueira (PP), Tiago Zeglin (MDB), e o deputado estadual Alexandre Amaro (Republicanos) reforçaram os desafios enfrentados pelo Conselho Tutelar. Em resposta, o coordenador do Conselho Tutelar de Curitiba, Valter Antonio de Assis, disse que não basta apenas reconhecer o trabalho é preciso que haja uma maior criação de projetos de lei que melhorem a estrutura trabalhista dos conselheiros.
A conselheira tutelar Dagmar Nascimento foi homenageada por Larissa Roque, que relatou sua experiência pessoal: “Quando tinha 15 anos, vivi uma situação de violência e procurei ajuda no Conselho Tutelar. Fui acolhida e ouvi que eu tinha direitos violados. Essa voz me acompanhou, mesmo quando pensei que denunciar era errado.”, disse Larissa. Hoje, ela é fundadora de uma ONG de apoio a mulheres vítimas de violência e reconheceu o impacto da conselheira.
Foram homenageados os conselheiros Alexsandra Rubi Hubie, Araci Asinelli da Luz, Carlos Lisboa, Cida Benício, Claudete de Castro França, Dário Reis Dalprá, Edvaldo Ferreira da Silva, Eliane Rodrigues, Elizabete Perez, Elizabete Regina da Silva, Ivone Damásio, Jefferson Roberto Regula, Jéssica Daiane da Fonseca, Joice Regina de Souza, Jonas Ferreira de Lara, Jucimara Aparecida Cavalli, Karina da Silva Ribeiro, Lorrane Santana Silvino, Luíza Nunes, Márcia Regina Silveira, Marcos Cardoso, Marília Cristiane Timóteo, Miriam Peniche, Priscila Guimarães, Sandra Palma, Sérgio Laibel, Simone Victor Batista, Tânia Mara da Silva e Telma de Melo.
>>> Confira o álbum completo da sessão solene clicando aqui.
Solene celebra Dia Nacional da Visibilidade Lésbica
Na última sexta-feira (29) do mês de agosto, no Palácio Rio Branco, foi realizada uma sessão solene para celebrar o Dia Nacional da Visibilidade Lésbica. A iniciativa foi da vereadora Giorgia Prates - Mandata Preta (PT) em alusão à data que reconhece a importância da luta por direitos das mulheres lésbicas (061.00035.2025). O evento, transmitido ao vivo, contou com a participação de ativistas, representantes do Conselho Municipal da Diversidade Sexual de Curitiba (CMDS-LGBT) e da Secretaria da Mulher e Igualdade Étnico-Racial (SMIR).
“Hoje é um dia muito feliz, porque sei da importância da data para a luta LGBTQI+, além disso, estarmos comemorando a data na Câmara mostra que é preciso se autoafirmar nesses espaços e não regredir. Quero deixar claro que aqui vocês tem uma amiga e podem contar comigo. Sei que cada gesto de visibilidade é também um gesto de transformação”, discursou Giorgia Prates.
“A Secretaria da Mulher e Igualdade Étnico-Racial é nova, criada nesse ano de 2025 marcando o compromisso da gestão em trabalhar com a pauta da mulher, do direito étnico-racial, dos direitos humanos e da diversidade. O nosso intuito é avançar cotidianamente na construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Parabenizamos todas as pessoas que serão homenageadas no dia de hoje, sei que não é só um dia simbólico, mas o retrato de uma vida de luta e resistência pelo simples direito de existir”, disse Marli Teixeira, representante da SMIR.
Em nome de todas as homenageadas, Lu Marnis, escritora do livro Além do Apenas Vivido, recitou uma poesia de autoria própria, Tropeiro Dois. “É verdade sim, é verdade não. No lugar daquela porteira ainda bate um coração.”, para ela essa parte da poesia retrata a esperança na luta por uma vida com dignidade, respeito e compromisso com os desafios enfrentados pela comunidade LGBTQIA+.
Confira a lista completa das homenageadas: Adrielly Oliveira, Alone Leal, Babi Age, Beta Alves, Camila Casali, Camila Maier, Carla Anunciação, Carol Winter, Fabiana Nespolo, Francine De Paula, Grazielle Tagliamento, Halanna Aguiar, Helen Kaliski, Jade Amorim, Jamile Severiano, Jo Mistinguett, Júlia Batista, Letícia Aleotti, Lis Claúdia Ferreira, Lu Marins, Luana Oliveira Medeiros, Maíra Ferro, Manu Santos, Marta Cavalcanti, Pagode da Sasá, Pamella Cicarello, Paula Alvino Zucoloto, Patrícia Cipriano, Priscila Bastos, Sabrina Maria da Silva, Taís D’Albuquerque, Vanessa Marques.
>>> Confira o álbum completo da sessão solene clicando aqui.
*Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Mariana Aquino*, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Edição: José Lázaro Jr.
**Notícia revisada pelo estudante de Letras Celso Kummer
Supervisão do estágio: Ricardo Marques
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba