Smart Cities, crise nos hospitais e mais notas do dia 9 de novembro

por José Lázaro Jr. e Mauricio Geronasso*, especial para a CMC — publicado 09/11/2022 15h40, última modificação 09/11/2022 15h51
Proposições lidas no pequeno expediente, debates, registros, visitas e outros conteúdos.
Smart Cities, crise nos hospitais e mais notas do dia 9 de novembro

Notas da sessão plenária do dia 9 de novembro. (Arte: Arquivo/CMC)

Smart Cities I
O presidente da CMC, Tico Kuzma (Pros), informou ao plenário que estará fora do país de 14 a 17 novembro, compondo a comitiva de Curitiba na Smart City Expo World Congress, na cidade de Barcelona. “Acompanharei o vice-prefeito, Eduardo Pimentel, e a presidente da Agência Curitiba, Cris Alessi, neste que é o maior evento mundial voltado a esse tema”, adiantou Kuzma. O deslocamento será custeado pelo Executivo.

Smart Cities II
“Durante o evento, vai ser assinado, simbolicamente, o contrato para a realização em Curitiba da edição brasileira da Smart Cities Expo, que está agendada para acontecer de 22 a 24 de março”, adiantou Tico Kuzma. O presidente da CMC comemorou que é a quarta vez consecutiva que a capital do Paraná recebe a Expo, que desta vez terá um dia a mais de duração.

Regimento Interno
O presidente da CMC avisou os vereadores de que nos próximos dias, nas sessões dos de 16, 21 e 22 de novembro, estará aberto o prazo para emendas à revisão do Regimento Interno (011.00001.2022). “No dia 17, teremos uma reunião do Colégio de Líderes para apresentar as emendas da Mesa ao projeto elaborado pela Comissão Especial”, informou Tico Kuzma (Pros).

Esporte e Lazer I
“No Brasil, 30% dos municípios não têm orçamento para Esporte e Lazer. Dos que têm, 95% têm menos de 0,5% do orçamento municipal”, afirmou, na CMC, Humberto Panzetti, presidente da Associação dos Secretários Municipais de Esporte e Lazer. O convite para ele falar aos vereadores partiu de Mauro Bobato (Pode), aproveitando que um encontro nacional dos gestores da área está acontecendo em Curitiba.

Esporte e Lazer II
Na comitiva que acompanhou Panzetti na CMC, estava o secretário municipal de Esporte, Lazer e Juventude de Curitiba, Carlos Eduardo Pijak Júnior. “Temos 98 cidades [no evento], de 17 estados, das cinco regiões do Brasil”, festejou o gestor da capital. Pijak Júnior pediu para, no futuro, fazer uma prestação de contas aos vereadores. “Nosso plano é transformar Curitiba na capital da esporte”, defendeu. Ezequias Barros (PMB) pediu a palavra para elogiar a Smelj na gestão de Pijak Júnior.

Visita à presidência I
Nesta quarta-feira (09), o presidente da Câmara Municipal, vereador Tico Kuzma (Pros), recebeu representantes dos conselhos tutelares de diversas regionais da cidade. Eles entregaram ao parlamentar um convite para uma audiência pública que será realizada na sede do legislativo no próximo dia 7 de dezembro. De iniciativa do vereador Dalton Borba (PDT), a audiência terá como tema “Crianças e adolescentes: prioridade absoluta e seus desafios”.

Visita à presidência II
Estiveram presentes a assessora dos Conselhos Tutelares na FAS, Aline Javornik, a psicóloga da FAS, Marina Lourusso Xavier, e os conselheiros tutelares Nelci Freitas Correa, Carlus Lisboa, Valéria Kuplinski e João Carlos de Camargo Alves. “Além do tema tão importante, queremos aproximar ainda mais os conselheiros dos vereadores, que são fundamentais para que possamos desempenhar esse serviço da melhor forma para a cidade”, disse Carlus Lisboa.

Proteção *
O vereador Dalton Borba (PDT) apresentou uma emenda modificativa (034.00055.2022) ao projeto de lei que altera o inciso II e renumera o parágrafo único, acrescentando o parágrafo 2° ao artigo 5° da Lei 15.767/2020 que estabelece a política municipal de proteção dos direitos da pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Ele insere nova redação, corrigindo o erro de digitação do caput do artigo 3°, conforme orientação da Projuris (005.00158.2022).

Cemitério*
Requerimento protocolado na CMC faz questionamentos à Prefeitura de Curitiba. O requerimento do vereador Tito Zeglin (PDT) solicita informações quanto à existência de projetos para reformas e melhoria da infraestrutura do Cemitério Municipal Zona Sul. O vereador alega ter recebido diversas reclamações sobre abandono e condições precárias do cemitério (062.00676.2022).

Dose de reforço*
Em pedido de informações oficiais à Secretaria Municipal de Saúde, o vereador Marcos Vieira (PDT) perguntou por que a aplicação da quarta dose da vacina contra a covid-19 (ou segunda dose de reforço) não tem avançado para as pessoas abaixo dos 40 anos. O vereador pede ainda que seja informado a existência de previsão para a ampliação da vacinação para este grupo (062.00677.2022).

Realocação*
Mauro Ignácio (União) solicita informações à prefeitura de Curitiba sobre a existência de plano de realocação das famílias residentes às margens do Rio Uvu, no bairro de Santa Felicidade. O parlamentar alega haver constantes registros de problemas ambientais, decorrentes das ligações clandestinas de esgoto que desembocam nas águas do rio (062.00678.2022).

Visita em plenário I*
Foram recepcionados em plenário, pelo vereador Tico Kuzma (Pros), o ex-vereador Rogério Campos e integrantes do grupo de Conselheiros Tutelares das Regionais de Curitiba, que participaram de reunião junto à presidência da CMC.

Visita em plenário II*
Também foram registradas as presenças do vereador Paulo Cesar do Carmo (PSD), o Paulinho Maradona, de São José dos Pinhais (PR), recepcionado por Mauro Bobato (Pode) e do Pastor Adauto Rapozeiro Thé, presidente do Templo Evangélico do Ministério Moriá Shalom Renascer, recepcionado pelo vereador João da 5 Irmãos (União).

Registro em plenário*
O aniversário do vereador Rodrigo Marcial (Novo), comemorado nesta quarta-feira (9), foi lembrado em plenário.

Minuto de silêncio I*
A pedido do vereador Eder Borges (PP), o plenário observou um minuto de silêncio pelo falecimento de Dan McCafferty, vocalista fundador da banda Nazareth, aos 76 anos.

Minuto de silêncio II*
A pedido do vereador Tito Zeglin (PDT), o plenário também observou um minuto de silêncio pelo falecimento de João Paulo Buiar e de Julio Cesár.

*Nota elaborada pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso*, especial para a CMC
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Revisão: Alex Gruba