Shinobi Spirit e Rede Empresarial do Centro Histórico confirmados em 2º turno

por José Lázaro Jr. | Revisão: Ricardo Marques — publicado 03/10/2023 11h05, última modificação 03/10/2023 12h15
Todos os três projetos de lei votados em segundo turno pela Câmara de Curitiba foram confirmados pelos vereadores.
Shinobi Spirit e Rede Empresarial do Centro Histórico confirmados em 2º turno

Cosplayers acompanharam a votação do projeto de lei que inclui o Shinobi Spirit no calendário oficial de eventos. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Seguindo as votações positivas da véspera, a inclusão do evento Shinobi Spirit no calendário oficial e a concessão da Declaração de Utilidade Pública à Rede Empresarial do Centro Histórico tiveram suas aprovações confirmadas, nesta terça-feira (3), pela Câmara Municipal de Curitiba (CMC). Ao todo, os três projetos de lei que estrearam ontem em plenário repetiram o resultado na deliberação em segundo turno, obtendo o aval da CMC para se tornarem as novas leis municipais de Curitiba. Além das duas, a lista é completada pela homenagem póstuma a Acir Tedeschi, que foi fiscal tributário do Paraná .

Lembre como foram os debates em 1º turno das novas leis municipais de Curitiba:


Com cosplayers na Câmara de Curitiba, Shinobi Spirit recebe o apoio dos vereadores

Proclamado como o maior evento de cultura pop do Paraná, a inclusão do Shinobi Spirit no calendário oficial de Curitiba foi uma iniciativa do vereador Nori Seto (PP). Ele justificou que o evento, organizado por Rogério Ramos e Karyna Lamy, em seus 14 anos de realização, passou de 400 para 20 mil participantes, tornando-se uma referência na área cultural por unir geeks, nerds, otakus, kpoppers e gamers. Com a presença em plenário das cosplayers Jennifer dos Santos Machado, de Naruto, e Giovana Chuchene Diniz, como a personagem Sakura, o projeto de lei recebeu 25 votos favoráveis em segundo turno.

A decisão de Nori Seto, ao apoiar a certificação do Shinobi Spirit perante a Prefeitura de Curitiba, se dá em razão de que, por fazer parte do calendário oficial, o relacionamento dos organizadores do evento com o poder público se torna mais facilitado, otimizando a mobilização de apoios para a atividade. O projeto de lei prevê a realização de duas edições do Shinobi Spirit por ano, sendo a primeira preferencialmente no mês de maio, quando são comemorados o International Star Wars Day, no dia 4, e o Dia do Orgulho Nerd, no dia 25 (005.00095.2023). Agora o projeto segue para sanção do Executivo e publicação no Diário Oficial do Município.

CMC confirma titulação à Rede Empresarial do Centro Histórico

Por iniciativa do vereador Tico Kuzma (PSD), a Rede Empresarial do Centro Histórico ganhará da Câmara de Curitiba a Declaração de Utilidade Pública, que reconhece a relevância social da entidade para a capital do Paraná (014.00051.2022) e funciona, dentro do Poder Público, como um atestado de bons antecedentes. Regida pela lei complementar municipal 117/2020, a declaração é necessária, por exemplo, para que as organizações da sociedade civil possam firmar convênios com o poder público. A norma coloca como condições para a titulação a realização de serviços de interesse da população, a sede na cidade, documentação em dia e a apresentação de relatório de atividades.

Confirmada homenagem póstuma a fiscal tributário do Governo do Paraná

Por iniciativa do vereador Serginho do Posto (União), o nome do fiscal tributário Acir Tedeschi, falecido em 2009, agora está à disposição da Prefeitura de Curitiba, para denominar um logradouro público da capital do Paraná (009.00002.2022). Ontem, o parlamentar justificou que Tedeschi, funcionário da Secretaria da Fazenda do Estado do Paraná, era natural da cidade e “encerrou sua vida laboral em prol da sociedade, na função de fiscal tributário”. A proposta recebeu 23 votos favoráveis em segundo turno.