Notas da CMC: 11 temas que repercutiram em Curitiba neste 3 de outubro

por Mauricio Geronasso*, especial para a CMC — publicado 03/10/2023 16h40, última modificação 03/10/2023 18h00
Prefeitura de Curitiba, audiência pública na Alep e outros temas debatidos hoje da Câmara de Curitiba.
Notas da CMC: 11 temas que repercutiram em Curitiba neste 3 de outubro

Notas da sessão plenária do dia 3 de outubro. (Arte: Arquivo/CMC)

As notas da CMC registram os pronunciamentos dos vereadores, requerimentos, visitas e outros acontecimentos do plenário da Câmara Municipal de Curitiba (CMC).

Votação do Instituto Torre Forte é adiada para quarta-feira

Na pauta de hoje, para votação em segundo turno, a deliberação sobre a Declaração de Utilidade Pública para o Instituto Social e Educacional Torre Forte ficou para quarta-feira (4). Na hora, a autora, Noemia Rocha (MDB), não estava no plenário, provocando o adiamento automático da proposição. O Instituto Torre Forte é um braço da Igreja Pentecostal Unidas do Brasil, que tem projetos voltados à musicalização de crianças (014.00049.2022).

Ações da Prefeitura são registradas durante o pequeno expediente*

Bruno Pessuti (Podemos) ocupou a tribuna da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), nesta terça-feira (3), para compartilhar as ações realizadas pelo prefeito em exercício, Eduardo Pimentel. "Ontem (2) foi realizada a entrega dos dois últimos ônibus de testes da eletromobilidade em Curitiba”, registrou Pessuti. Os testes com ônibus elétricos em Curitiba servirão de referência para a compra dos primeiros veículos do gênero para o transporte coletivo da capital. “As linhas contempladas com esses veículos são a Interbairros II e a Centenário - Campo Comprido”, disse. A substituição gradativa dos veículos movidos a combustão é uma das principais agendas do município, que tem como meta a emissão zero de poluentes até 2050.

Repasse de recursos para a educação municipal*

Ainda durante sua fala, Bruno Pessuti (Podemos) citou o repasse de R$10,6 milhões a vinte e seis escolas de educação especial em Curitiba, para aquisição de materiais.Essa importante ação nos mostra que Curitiba continua avançando para propiciar uma melhor educação. Os desafios estão sendo superados pela atual gestão”, celebrou o parlamentar.

Audiência Pública na Alep*

Com a sessão suspensa, o deputado Estatual, Goura Nataraj (PDT) ocupou a tribuna para convidar a todos os vereadores para uma Audiência Pública no dia 9 de outubro nas dependências da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), onde será discutida a possibilidade de tarifa zero no transporte público.

Critérios estabelecidos para a instalação de lixeiras*

Amália Tortato (Novo) encaminhou um pedido de informações ao Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), solicitando esclarecimentos quanto aos critérios estabelecidos para a instalação de lixeiras em Curitiba (062.00770.2023).

Mudanças climáticas é tema em pedido de informações*

Informações sobre a Politica de Mitigação e Adaptação à Mudança do Clima, prevista na lei 1586/2021, bem como as ações desenvolvidas em conjunto com a Defesa Civil para a melhora e evolução do sistema de alerta para desastres naturais e acidentes ambientais fazem parte do pedido do vereador Dalton Borba (PDT) encaminhado à Prefeitura de Curitiba (062.00769.2023).

Falta de sinalização em obra causa risco a pedestres e ciclistas*

Amália Tortato (Novo) protocolou na CMC um pedido de informações à Prefeitura de Curitiba, solicitando esclarecimentos sobre as obras que estão sendo realizadas na rua Pedro Baggio, no Água Verde. A parlamentar tem recebido reclamações de munícipes de que a falta de sinalização adequada representa riscos a pedestres e ciclistas (062.00768.2023).

Obras em estações-tubo*

O vereador Mauro Bobato (Podemos) solicita informações à Prefeitura de Curitiba sobre a previsão de conclusão das obras de adequação das estações-tubo Santa Regina, Pedro Gusso, Sebastião Paraná e Petit Carneiro, na Avenida Republica Argentina (062.00767.2023).

Grêmio estudantil visitou a Câmara de Curitiba*

Os vereadores da CMC recepcionaram, em plenário, os alunos da Escola Municipal Dom Bosco que visitaram a Câmara de Curitiba nesta terça-feira (3), durante a sessão ordinária. Os alunos integrantes do Grêmio Estudantil da instituição, com idade entre 9 e 10 anos, estavam acompanhadas do professor Fabiano Rodrigues.

Registro da sessão*

A vereadora Indiara Barbosa (novo) registrou a presença em plenário dos empresários Gustavo de Paula, Valter de Oliveira e Francisco Marqueon. Também foi registrada a presença de Cleverson de Campos Fuzeti, Gabriel Ollé Dalmazo e Fabiana Troyan Nascimento Correia, todos integrantes da equipe da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Smsan).

Nota de pesar*

O vereador Tito Zeglin (PDT) manifestou seu pesar pelo falecimento de Antonio Donato Peça, ocorrido na semana passada (078.00053.2023); e de José Guilherme Souza de Andrade, aos 79 anos, ocorrido no último domingo (1) (078.00054.2023).

>> Confira os debates na íntegra no YouTube da CMC.

*Notas elaboradas pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso*, especial para a CMC
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Revisão: Ricardo Marques