Setembro Amarelo: podcast da CMC discute prevenção ao suicídio
No estúdio da DCS, Alex Gruba recebeu convidados para falar sobre a prevenção ao suicídio. (Foto: Kim Tolentino/CMC)
Em 2021, o mundo registrou 727 mil mortes por suicídio, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). No Brasil, o Ministério da Saúde contabilizou 15,5 mil casos no mesmo ano, o que equivale a uma média de 42 mortes por dia. Já em 2023, o Sistema Único de Saúde (SUS) atendeu 11.502 internações decorrentes de tentativas de suicídio, cerca de 31 por dia, segundo a Agência Brasil. É nesse cenário que estreia, nesta sexta-feira (19), o quinto episódio da segunda temporada do podcast Você na CMC, produzido pela Diretoria de Comunicação Social (DCS) da Câmara Municipal de Curitiba (CMC).
Inscreva-se no canal do CMC Podcasts no YouTube.
O programa é dedicado ao Setembro Amarelo, mês de conscientização sobre saúde mental e prevenção ao suicídio, e apresenta as iniciativas desenvolvidas pela Divisão de Saúde Ocupacional (DSO) para apoiar colaboradores da Casa. Entre as ações estão atendimento psicológico, psicoterapia e programas de acompanhamento contínuo, voltados à promoção do bem-estar e à prevenção de doenças mentais.
Estatísticas reforçam urgência do tema
As estimativas mais recentes da OMS apontam que o suicídio é a terceira principal causa de morte entre pessoas de 15 a 29 anos, e que a cada caso consumado há cerca de 20 tentativas. No Brasil, o Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde mostra que, na última década, a taxa de suicídios entre jovens e adolescentes aumentou de forma consistente. O suicídio figura entre as 11 principais causas de morte na faixa etária de 5 a 14 anos, a terceira entre 15 e 19 anos e a quarta entre 20 e 29 anos.
Esses números reforçam a importância da campanha Setembro Amarelo, organizada nacionalmente pela Associação Brasileira de Psiquiatria em parceria com o Conselho Federal de Medicina, que tem como lema estimular o diálogo, combater o estigma e ampliar o acesso a serviços de cuidado e acolhimento.

Especialista orienta sobre sinais de alerta
O convidado do episódio é o psicólogo Hyloran Galdino Cabral, professor universitário e especialista em intervenção em crise e prevenção do suicídio. Ele explica como identificar sinais de alerta, a importância da escuta qualificada e estratégias para reduzir o estigma em torno da busca por ajuda. Também aborda formas de oferecer cuidado quando a ideação suicida é persistente, mesmo após intervenções clínicas.
O CMC Podcasts também está no Spotify.
A servidora Ana Cláudia Kruger, jornalista do Departamento de Gestão de Pessoas da Câmara, também participa do episódio para relatar como a instituição se mobiliza para promover ações de conscientização e detalhar como os servidores podem acessar os atendimentos da DSO. Com apresentação de Alex Gruba, o bate-papo está disponível no YouTube e no Spotify da Câmara de Curitiba.
Assista à íntegra do episódio 5 do “Você na CMC”:
Programa Você na CMC está na grade do CMC Podcasts
O atendimento voltado aos cuidados com a saúde mental foi o tema deste Você na CMC, programa destinado aos serviços e às iniciativas que a Câmara de Curitiba oferece para a população. A programação do CMC Podcasts também conta com outros podcasts produzidos pela Diretoria de Comunicação Social da Câmara, como o "Curitibou?", programa de variedades; o "Nossa Memória", que repercute a história de Curitiba; e o “Você quer que vire lei?”, espaço para vereadoras e vereadores apresentarem seus projetos de lei favoritos.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba