Sessão solene faz resgate histórico do bairro Sítio Cercado

por Assessoria Comunicação publicado 23/05/2014 10h05, última modificação 23/09/2021 10h16

A Câmara Municipal realizou, na noite desta quinta-feira (22), uma sessão solene para promover o resgate da história do Sítio Cercado, bairro da região sul que é um dos mais populosos de Curitiba. Proposta pelo líder do prefeito, vereador Pedro Paulo (PT), a atividade foi conduzida pelo presidente da Casa, Paulo Salamuni (PV).

Pedro Paulo falou sobre a formação do Sítio Cercado, com destaque aos movimentos populares, e apresentou alguns dados. Ele explicou que o nome se deve aos rios que envolvem a região, na época uma propriedade que servia de repouso para gado. “Nos anos 60 surgiram os primeiros loteamentos. A partir de 1992, com um movimento muito forte, foram criadas vilas como o Xapinhal e o Bairro Novo”, relatou. “A rua Izaac Ferreira da Cruz é a principal via do bairro, que tem cerca de 132 mil habitantes.”

“As lideranças comunitárias na região sul sempre foram muito fortes e conscientes. Esta é uma homenagem de Curitiba e da Câmara pela luta de vocês por um bairro e uma cidade melhores”, acrescentou Pedro Paulo. O coordenador do grupo de teatro Arte e Vida (há 20 anos responsável pela encenação da Paixão de Cristo na regional do Bairro Novo), Marcos Antônio Vieira, discursou em nome dos 40 diplomados da noite.

“O bairro é composto por muitas pessoas. É conhecido pela mídia devido à violência, mas as coisas boas não são apresentadas. Lá é lugar de gente boa, que vive com dignidade. Moro no Bairro Novo desde que o loteamento começou, em 1992.”, afirmou Vieira. Ele pediu a implantação de mais políticas públicas na localidade, principalmente na área cultural: “Há uma possibilidade enorme de se proteger a vida dos jovens (com a cultura)”.

O diretor da Faculdade Educacional Araucária (Facear), Francisco Carlos Alves, que desde 2012 mantém um campus próximo ao Terminal do Sítio Cercado, também ocupou a tribuna do Legislativo. “Temos o propósito de contribuir para o desenvolvimento econômico da região. A sede do Sítio Cercado foi nossa segunda e já está com 800 alunos. A escolha não foi por acaso, e sim pelo potencial do bairro”, disse.

Em março deste ano, Pedro Paulo promoveu sessão solene em homenagem ao Pinheirinho (leia mais). Confira, no Flickr da Câmara de Curitiba, o álbum do evento alusivo ao Sítio Cercado.

Homenageados
A Câmara de Curitiba conferiu 40 diplomas a entidades e pessoas ligadas à história e ao desenvolvimento do Sítio Cercado. Foram homenageados: 4ª Companhia do 13º Batalhão da Polícia Militar (representada pelo cabo Harley); Adenival Alves Gomes, líder comunitário e primeiro vereador do bairro (representado pelo filho, Rauni Gomes); a Administração Regional do Bairro Novo e seu administrador, Pedro Clailton Pelanda; Ana Mendes Ferreira, moradora (representada por Glaci da Luz); Arlinda Messias dos Santos, presidente de uma associação de moradores; Associação Beneficente Esportiva Bairro Novo (representada por Jairo de Oliveira e Silva); Associação Sandra Mara de Lemos (representada por Sandra Mara de Lemos); Associação de Moradores Bairro Novo e seu presidente, Gentil Correa Cardoso; Associação de Moradores Nossa Senhora da Luta (representada por Célio Joacir Repetski); Associação dos Diabéticos e Hipertensos do Estado do Paraná (representada por Armando de Souza Filho); Associação Paranaense de Futebol Varzeano (representada por Gilberto Cardoso); Bronislawa Chimura, moradora; Clarice  Gruss da Silva, proprietária de salão de cabeleireiros da região; Claudinei Silvestre Pereira (Ferge Grafiteiro); Colégio Estadual Hasdrubal Belegard (representado por Sérgio Fernandes Stacheski); Conselho Distrital de Saúde do Bairro Novo (representado por Ricardo Stadnick e Maria do Rosário Lopes); Conselho Tutelar do Bairro Novo (representado por Rosa Maria Zeferino); Eliane Roseli dos Santos, moradora; Elisabete de Oliveira, professora (representada por Vanderlei Cruz); Faculdade Educacional Araucária (Facear); núcleo do Bairro Novo da Fundação Cultural de Curitiba e sua chefe, a servidora Luzia Simplicio da Silva; grupo de teatro Arte e Vida e seu coordenador, Marcos Antônio Vieira; Jorge Chimura, morador; Maria Leontina Morais de Oliveira (in memoriam), moradora (representada pela filha, Rosane de Oliveira); Matheus Amaral Lima, judoca; Museu de Periferia (Mupe) Sítio Cercado (representado pelo Ferge Grafiteiro); Nerci Guerreiro Danelle (in memoriam), agente comunitária de saúde (representada por Osmar Danelle); Nickson Walter, diretor do CEI Carlos Drummond de Andrade; Palmira de Oliveira, militante (representada pela filha, Priscila de Oliveira); Paróquia Profeta Elias (representada por Laércio de Carvalho); Projeto Mutirão Profeta Elias (representado por Alexsandro Machado Ostroski); Rádio Comunitária Bairro Novo; Reviver Sul Comunidade Cristã (representada por Sirlene Dybas e Gilcelio Souza); Rosinei Jacumasso, líder comunitário; Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Endemias do Paraná (Sindacs, representado por Luiz Carlos de Lara), e Vanderlei Lima, líder comunitário e editor do jornal Amigos do Bairro.

Autoridades
A Prefeitura de Curitiba foi representada pelo administrador da Regional do Bairro Novo, Pedro Clailton Pelanda, servidor municipal desde 1965. Além dele, Salamuni e Pedro Paulo, a mesa da sessão solene reuniu o Ferge Grafiteiro, que representou a Casa do Hip Hop e o Mupe Sítio Cercado; o comandante do Cindacta II, coronel-aviador José Vagner Vital; o prefeito de Aeronáutica no Cindacta II, coronel-intendente Alexandre Gomes de Oliveira, e o presidente da Associação Comercial do Sítio Cercado, Carlos Mori.

Dentre outras autoridades presentes no evento, o administrador regional da Matriz, Maurício Figueiredo Lima, foi representado por Velocino Fernandes, e o deputado estadual Ney Leprevost (PSD), por Josemar Carneiro.