Servidores da FAS são homenageados na Câmara de Curitiba
Sessão solene realizada no Palácio Rio Branco contou com a participação de representantes da FAS, trabalhadores da assistência social e da deputada estadual Maria Victoria (PP). (Foto: Carlos Costa/CMC)
A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) realizou sessão solene para homenagear os servidores da Fundação de Ação Social de Curitiba (FAS) do Núcleo Regional do Boqueirão. A iniciativa foi do vereador Lórens Nogueira (PP) (061.00019.2025). Para o parlamentar, é necessário reconhecer o trabalho desses servidores públicos e sua ”relevante atuação para a garantia de direitos da população em situação de vulnerabilidade social”. A solenidade, que ocorreu na última quinta-feira (7), foi transmitida ao vivo pelo YouTube da CMC e teve a participação de representantes da FAS, trabalhadores da assistência social e da deputada estadual Maria Victoria (PP).
Na abertura da sessão, o vereador discursou sobre o papel da FAS em combater os complexos desafios sociais que as famílias em situação de risco enfrentam. “Eu sempre fui um admirador da FAS e sei que o trabalho de vocês faz diferença na nossa cidade. A Fundação é de quem faz e certamente vocês fazem acontecer. Então, a homenagem de hoje é para mostrar essa importância que vocês têm para a nossa cidade. Em tempos de crise econômica, desigualdade social e insegurança alimentar, essa atuação torna-se ainda mais relevante, servindo como ponte entre o poder público e a população que mais necessita de amparo e acolhimento."
Para o presidente da FAS, Renan Rodrigues, o reconhecimento do serviço dos trabalhadores da assistência social é uma forma de valorizar o comprometimento desses profissionais com a cidade de Curitiba. “É uma honra estar representando a FAS hoje e ver uma política que dá visibilidade às pessoas que atuam na linha de frente, no combate à desigualdade social. Essa homenagem não é só simbólica, ela tem um profundo valor institucional e humano. É um reconhecimento do esforço que muitas vezes passa despercebido, mas é absolutamente essencial para que Curitiba seja de fato uma cidade que cuide das pessoas."
Clique nesta imagem para conferir todas as fotos dessa solene.
Profissionais da FAS reconhecem a importância da homenagem
Em uma fala sobre a atuação dos assistentes sociais, a representante dos servidores efetivos da FAS do Boqueirão, Claudia Maria Padilha, disse que além do reconhecimento, a honraria incentiva os assistentes sociais a continuem construindo uma sociedade mais justa. Representando os estagiários da FAS do Boqueirão, Gabriel Carvalho Surecki agradeceu pelos ensinamentos que a Fundação proporciona, para que os estudantes possam ingressar no mercado de trabalho com qualidade e experiência.
Ainda sobre a valorização da instituição, a supervisora da FAS, Lidia Sousa, ressalta que a política de assistência social é essencial para o município. “Nós construímos diariamente uma política de assistência social no município de Curitiba, porque entendemos que as famílias em situação de risco devem ser atendidas e ter seus direitos garantidos. Não podemos deixar de acolher uma família, não podemos deixar de lutar por cada pessoa que vá em busca de melhores condições de existência. Por isso, meus parabéns a todos nós que somos incansáveis na função de melhor servir”.
Após o discurso, foi realizada a cerimônia de entrega de certificados.
Confira a lista dos homenageados:
- Cristiane dos Santos Baluta
- Débora Carvalho
- Denise de Lourdes da Silva Pinto
- Denise Nunes Soares
- Edgar Augusto Padovani Delbe
- Eduardo Sander Silva
- Érica Elizabeth Ruscheweyh Iunke
- Ilario Sasinski
- Rafaela Amboni Belina
- Roberto Rotenberg Filho
- Sandro Regina Silva
*Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Mariana Aquino*, especial para a CMC.
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.
Edição: Marcio Alves da Silva.
**Notícia revisada pelo estudante de Letras Celso Kummer
Supervisão do estágio: Ricardo Marques
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba
