Serviço Público terá Torquato como presidente

por Assessoria Comunicação publicado 12/01/2005 00h00, última modificação 18/05/2021 15h03
A Comissão de Serviço Público da Câmara Municipal de Curitiba, que no ano passado logrou êxito na apreciação do novo plano de carreira aos servidores da administração direta, será presidida em 2005 pelo vereador Celso Torquato (PMDB).
Torquato, que é comerciante, inicia seu quarto mandato e sua escolha para dirigir os trabalhos desta comissão permanente deve agradar a todos os demais nove vereadores. Os que foram reeleitos, como Aldemir Manfron (PP), Geraldo Bobato (PFL), Mario Celso Cunha (PSB, líder do prefeito), Paulo Frote (PSDB) e Jair Cézar (PTB), que presidiu a comissão em 2004, serão integrantes já acostumados com o posicionamento equilibrado do atual presidente. O novos são Beto Moraes (PL), Luizão Stellfeld (PCdoB) e Serginho do Posto (PPS).
Carreira
Entre as atribuições da Comissão de Serviço Público, a mais importante é agir como defensora do funcionalismo. Em 2004, sob a presidência de Jair Cézar, atuou decisivamente na arbitragem das entidades que discutiram o Plano de Carreira e Cargos, garantindo direitos e benefícios para mais de quinze mil servidores, como remunerações variáveis e gratificações, além da reorganização das carreiras, que promoveu o enquadramento, criação e extinção de cargos.
A atuação da Comissão garantiu à classe do funcionalismo uma variação salarial de 2,5 a 11,679% e a antecipação na folha de pagamento de junho (em razão da legislação eleitoral) que representou um impacto de quase R$ 20 milhões.