Braga Côrtes preside Comissão de Urbanismo

por Assessoria Comunicação publicado 13/01/2005 00h00, última modificação 18/05/2021 15h05

Formado em engenharia civil, o vereador Luiz Felipe Braga Côrtes (PMDB) será o novo presidente da Comissão de Urbanismo e Obras Públicas da Câmara Municipal de Curitiba, este ano. O parlamentar já foi diretor técnico da Cohab por dois anos e, no Legislativo, aplicou esses conhecimentos adquiridos sobre política habitacional e urbana, para colaborar na promoção do Seminário de Políticas Públicas para Habitação Popular. "Sendo assim, está qualificado a dar continuidade ao trabalho que a comissão vem realizando na Casa", avaliou o ex-presidente da Comissão de Urbanismo, vereador Jorge Bernardi (PDT), que o indicou durante escolha feita no início deste ano.
Em 2004, entre outras atribuições importantes, a Comissão de Urbanismo encaminhou a aprovação do novo Plano Diretor de Curitiba, que se incorporou oficialmente ao Estatuto da Cidade, por exigência de lei federal. Em diversas audiências públicas, a comissão, de caráter permanente, analisou as diretrizes gerais e regras básicas para que o município tenha assegurado seu desenvolvimento sustentável, envolvendo o direito à terra urbana, moradia, saneamento e qualidade ambiental, mobilidade e transporte, serviços públicos, trabalho e lazer.
Código
A participação de Braga Côrtes, que agora, em 2005, inicia seu segundo mandato, foi fundamental para o processo de aprovação do novo Plano Diretor. Junto com a vereadora Roseli Isidoro (PT), o parlamentar elaborou o relatório final do Código de Posturas de Curitiba, analisado pela Comissão Especial da Câmara que preparou a base para o novo Plano Diretor.
Todas essas habilidades credenciam Braga Côrtes à função que vai assumir logo após o Carnaval. Essa será uma oportunidade especial em nossa vida pública, para amadurecer conhecimentos e definir uma postura direcionada à política urbana de Curitiba", adianta o vereador. Junto dele estarão os vereadores reeleitos Jorge Bernardi (PDT, sexto mandato), que já presidiu a comissão por duas vezes, e Roseli Isidoro (PT, 1º mandato efetivo), além dos novos Tico Kusma (PPS) e Custódio da Silva (PTB, que retorna à Câmara para exercer seu quinto mandato).