Semana Barão do Serro Azul poderá ser comemorada em Curitiba

por Assessoria Comunicação publicado 20/08/2019 08h45, última modificação 10/11/2021 07h07

Pode virar lei em Curitiba que anualmente, no dia 6 de agosto, seja comemorado o nascimento de Ildefonso Pereira Correia, o Barão do Serro Azul, que viveu de 1849 a 1894. A proposta foi apresentada pelo vereador Serginho do Posto (PSDB) e prevê a inclusão, no calendário oficial do Município, da “Semana Barão do Serro Azul” (005.00160.2019). “É um dos maiores personagens do Paraná e deixou um imenso legado de contribuições”, justifica o parlamentar.

De acordo com a justificativa do projeto, o Barão do Serro Azul “foi um dos fundadores do Clube Curitibano, do Colégio Estadual Tiradentes, da Associação Comercial do Paraná, da Junta Comercial do Paraná e da Impressora Paranaense. Foi idealizador do Passeio Público e chegou a presidir a Província do Paraná por alguns dias, sendo ainda Presidente da Câmara Municipal de Curitiba, da Associação da Infância Desamparada, do Conselho Fiscal e da Comissão de Imigração. Também foi Deputado Provincial e Delegado Especial de Instrução, equivalente ao cargo de Secretário de Educação”.

Serginho do Posto destaca na sua proposição, que durante algum tempo Correia foi considerado o maior produtor de erva-mate do mundo. Durante a Revolução Federalista de 1894, Curitiba foi invadida pelos revoltosos “maragatos”, que vinham do Rio Grande do Sul. Para evitar saques e violências, Serro Azul negociou um “empréstimo de guerra” com os revoltosos e isso, posteriormente, foi usado contra ele, que foi acusado de traidor. Por conta disso morreu fuzilado na estrada de ferro Paranaguá-Curitiba.

Superadas as restrições ao seu nome, em 2008 o Barão do Serro Azul foi condecorado com sua menção no Livro de Aço do Panteão da Pátria, localizado na Praça dos Três Poderes em Brasília, monumento erguido para homenagear os heróis nacionais. “Destacar o seu aniversário dentro do calendário oficial é uma forma de trazer seu exemplo de vida para a atualidade”, afirma Serginho do Posto, na justificativa. Em maio deste ano, a ACP doou ao Legislativo um retrato do Barão do Serro Azul (leia mais).