Segurança, servidores, cidade inteligente e mais notas do dia 21 de junho

por Fernanda Foggiato e Mauricio Geronasso*, especial para a CMC | Revisão: Ricardo Marques — publicado 21/06/2023 15h35, última modificação 21/06/2023 15h59
Pronunciamentos, requerimentos do pequeno expediente, registros, visitas à CMC e outros conteúdos do plenário.
Segurança, servidores, cidade inteligente e mais notas do dia 21 de junho

Notas da sessão plenária de 21 de junho. (Arte: Arquivo/CMC)

Segurança nas escolas*
Eder Borges (PP) ocupou a tribuna da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), nesta quarta-feira (21), para repudiar o ato de violência no colégio de Cambé, no Paraná, que matou dois alunos, na manhã da última segunda (19). “Presenciamos mais um triste e lamentável episódio”, declarou. Ele adiantou ter proposto um projeto de lei que pede a instalação de detectores de metais nos acessos a todos os estabelecimentos de ensino da rede pública municipal de Curitiba (005.00132.2023). “Londrina aprovou um projeto como esse. Os detectores podem ajudar e muito a questão de segurança nas escolas. O ambiente de ensino não pode gerar insegurança aos nossos jovens”, ressaltou.

Planos de carreira I
“Acredito que nós temos uma responsabilidade no sentido de avançar”, disse Professora Josete (PT) sobre as seis mensagens que dispõem sobre os planos de carreira dos servidores públicos do Município. A vereadora falou, em especial, sobre a proposta para a Guarda Municipal de Curitiba. “Os procedimentos de crescimento da carreira não dão conta, inclusive, de garantir a estrutura da Guarda Municipal, porque muitos cargos dependem desse crescimento na carreira”, avaliou. 

Planos de carreira II
“Nós não podemos levar ao colapso dessa estrutura”, continuou Josete. A vereadora disse, ainda, que as Guardas Municipais do país têm “reivindicações históricas” e que “não podemos fazer uma discussão isolada em Curitiba”. Servidores do sindicato que representa a categoria, o Sigmuc, têm acompanhado as sessões plenárias. 

Cidades inteligentes
Pelo terceiro ano consecutivo, Curitiba foi eleita uma das sete comunidades mais inteligentes do mundo, segundo o Intelligent Community Forum (ICF - Fórum de Comunidades Inteligentes), referência internacional em pesquisas sobre cidades inteligentes. O registro foi feito pelo líder do governo, Tico Kuzma (PSD), que também lembrou que a capital paranaense foi, mais uma vez, a única cidade da América Latina a ficar entre as sete indicadas (saiba mais). 

Obras de infraestrutura I
“Nosso mandato tem pautado a infraestrutura”, garantiu Mauro Ignácio (União). O vereador comemorou que as máquinas da Prefeitura de Curitiba estão em pleno funcionamento nas ruas João Valle, Hilário Valle, em Santa Felicidade, e Nossa Senhora Consolada, no bairro São João, graças a uma emenda parlamentar de sua autoria (308.00602.2023). 

Obras de infraestrutura II
“Nós podemos, através das emendas, através da mobilização com o Executivo, atender as demandas da comunidade”, pontuou Ignácio. O vereador também destacou iniciativas da Prefeitura de Curitiba como o Programa Asfalto no Saibro, que promete cobrir com asfalto todas as ruas da cidade, até o fim de 2024.

>> Confira os debates na íntegra no YouTube da CMC.

Visita ao plenário*
Amália Tortato (Novo) recebeu em plenário grupo formado por alunos do 6º ano do Colégio Estadual Guaíra. A visita é parte do projeto "Legislando", da vereadora Amália, com foco em apresentar o funcionamento do Legislativo em Curitiba. Os alunos selecionados pela instituição de ensino obtiveram o melhor desempenho nas disciplinas de História e Geografia. Acompanharam as crianças a pedagoga Marta Costa e a inspetora Isabel dos Santos.

Muralha Digital*
Em pedido de informações oficiais, Osias Moraes (Republicano) questiona a Prefeitura de Curitiba sobre a existência de estudos para a implantação do projeto Muralha Digital na rua Raul Pompeia, no bairro CIC. Segundo o parlamentar, o pedido é motivado pelo aumento de assaltos a comerciantes daquela região (062.00481.2023).

Transporte público*
Requerimento de Angelo Vanhoni (PT), Giorga Prates – Mandata Preta (PT) e Professora Josete (PT) faz questionamentos à Urbanização de Curitiba (Urbs) sobre o funcionamento das frotas de ônibus do Município. No pedido de informações, os vereadores questionam a quantidade de passageiros pagantes, o custo operacional e a periodicidade da renovação da frota (062.00480.2023).

Resíduos e obras*
Dois pedidos de informações oficiais da vereadora Maria Leticia (PV) fazem questionamentos à Prefeitura de Curitiba. O primeiro solicita informações sobre a gestão de resíduos sólidos e recicláveis no município (062.00483.2023); e o segundo, sobre as obras em córrego do bairro Parolin (062.00484.2023).

Aniversário de Curitiba*
Os vereadores Amália Tortato (Novo) e Alexandre Leprevost (Solidariedade) solicitam informações à Prefeitura de Curitiba sobre o custo com os brinquedos instalados na cidade em comemoração ao 330° aniversário de Curitiba (062.00485.2023).

Educação pública*
Professora Josete (PT) pede informações sobre ao atendimento aos alunos com deficiência na rede municipal de educação. O requerimento tem por base o Programa Direito Inclusivo, promovido pela Secretária Municipal da Educação (062.00482.2023).

Registros da sessão I*
Foi registrada, pelo presidente Marcelo Fachinello (Pode), a presença em plenário do tenente Lemos, do sargento Espirigon, da Polícia Militar do Paraná (PM-PR), além de Érica Costa Mielke, da Secretária Municipal do Meio Ambiente (SMMA), todos representantes da Ação Integrada de Fiscalização Urbana (Aifu) que participaram de reunião com a Comissão de Urbanismo, Obras Públicas e TI, antes da sessão plenária.

Registros da sessão II
O líder Tico Kuzma (PSD) e o presidente Marcelo Fachinello (Pode) destacaram a visita do jornalista Cristiano Santos, ex-vereador de Curitiba. Tito Zeglin (PDT) recepcionou o jornalista Carlos Cezar Michalizen, responsável pelo jornal Interbairros.

Registro da sessão III*
Bruno Pessuti (Podemos) parabenizou Walter Petruzziello, pai do vereador Pier Petruzziello (PP), eleito para a Presidência do Comitê do Conselho Geral dos Italianos no Exterior. Já o vereador Rodrigo Braga Reis (União) registrou sua preocupação com a liberação, mesmo sem autorização municipal, do serviço de mototáxi pelos aplicativos de transporte Uber e 99. Tramita na CMC projeto de lei de autoria do vereador Zezinho do Sabará (União), que regulamenta o serviço de mototáxi em Curitiba (005.00019.2022).

Encontro do Parlamentos*
O presidente Marcelo Fachinello (Pode) registrou a visita de vereadores e assessores que participam de 1º Encontro de Parlamentos da Região Metropolitana de Curitiba, realizado na tarde desta quarta-feira (21), na Câmara Municipal de Curitiba. Estiveram em plenário André Luiz de Oliveira, diretor de curso; Alex Alvacir Ferreira Cunha, diretor-geral da Câmara de Palmares (RS); Abel Bicheski, vereador de Mafra (SC); Leonildo Aparecido União, presidente da Câmara de Cambé (PR); Andrews Penha de Oliveira e José Pinheiro Neto, assessores da Câmara de Cambé (PR); Isabel Cristina Grossel, vereadora de Rio Negro (PR); além dos servidores da Câmara Municipal de Rio Negro: Marileia Aparecida Hit, assessora de gabinete; Maristela Popper, assessora de controle interno; Rosângela Lima, assessora da presidência; e Wilson Mendes Junior, diretor administrativo-financeiro.

*Notas elaboradas pelo estudante de Jornalismo Mauricio Geronasso*, especial para a CMC
Supervisão do estágio: José Lázaro Jr.