Secretário de Lula receberá título na sexta

por Assessoria Comunicação publicado 16/06/2004 00h00, última modificação 12/04/2021 15h40

O secretário particular do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Gilberto Carvalho, receberá nesta sexta-feira (18), às 20h, na Câmara Municipal, o título de Cidadão Honorário de Curitiba. A homenagem atende proposta do vereador Pedro Paulo Costa (PT).
Gilberto Carvalho, natural do Paraná, é irmão da vereadora petista de Londrina Márcia Lopes e, desde janeiro do ano passado, trabalha como secretário particular do presidente. “Como militante do movimento social, Carvalho dedicou longos anos de sua vida à luta pelas causas sociais. Hoje, exerce função ímpar ao lado do presidente Lula. É um proeminente companheiro paranaense no governo federal”, salienta Pedro Paulo.
Carvalho residiu até o início dos anos 90 em Curitiba. Foi seminarista, militante sindical, fundador do Partido dos Trabalhadores e da CUT e candidato a deputado federal constituinte pelo Paraná, em 1986, quando obteve mais de 30 mil votos. Embora tenha sido um dos candidatos mais votados, o partido, na época, não conseguiu coeficiente eleitoral e ele não se elegeu.
Nos anos de 90, foi chamado pela direção nacional do partido para atuar em São Paulo. Foi secretário municipal de Comunicação de Santo André, na gestão de Celso Daniel, e um dos coordenadores nacionais da campanha vitoriosa do presidente Lula. Em fevereiro de 2003, assumiu a função de secretário particular do presidente, sendo um dos responsáveis pela agenda e correspondência presidencial.