Secretário de Agricultura do Paraná será Cidadão Honorário de Curitiba

por Pedritta Marihá Garcia | Revisão: Ricardo Marques — publicado 29/04/2024 14h35, última modificação 06/05/2024 17h25
Homenagem a Norberto Ortigara foi aprovada em primeiro turno nesta segunda-feira (29).
Secretário de Agricultura do Paraná será Cidadão Honorário de Curitiba

A homenagem ao secretário de Agricultura do Paraná foi defendida por Mauro Bobato. (Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) vai homenagear o secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, com a Cidadania Honorária. O projeto de decreto legislativo que formaliza a entrega da maior honraria que o Legislativo concede a uma pessoa não nascida na capital foi aprovado nesta segunda-feira (29) em primeiro turno. Foram 26 votos “sim” e as abstenções das vereadoras que compõem a bancada do Novo, Amália Tortato e Indiara Barbosa. 

A homenagem foi amplamente defendida em plenário pelo autor da iniciativa, Mauro Bobato (PP). Natural de Seberi (RS), o gestor veio de “uma família numerosa, nasceu na roça e nela se criou”. “Dedicou boa parte da vida, até os 18 anos, a cultivar a terra com arado de bois, enxada e outros equipamentos rudimentares”, disse o vereador. É formado em técnico agropecuário pelo Colégio Agrícola de Frederico Westphalen, ligado à Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e em Economia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). 

Ortigara é servidor público aposentado. Ele ingressou na Secretaria da Agricultura do Paraná em 1978, tendo ocupado todos os postos, até chegar ao cargo mais alto da pasta, comandando a secretaria, progredindo na carreira, até secretário de Estado (115.00001.2023). “Aposentou-se após 37 anos, em setembro de 2015. Também foi secretário municipal de Abastecimento de Curitiba, entre 2006 e 2010, na gestão do ex-prefeito Beto Richa. 

Norberto Ortigara contribuiu para uma verdadeira revolução nos mecanismos de abastecimento da cidade, modernizando e incrementando a agricultura urbana, as feiras e sacolões, a requalificação do mercado municipal, a implantação dos quatro restaurantes populares, a consistente ampliação dos armazéns da família de Curitiba e RMC e, a implantação do primeiro mercado público de orgânicos do Brasil. Foi a melhor fase de atenção alimentar às famílias carentes da história de Curitiba”, destacou Bobato. 

O gestor da Agricultura e Abastecimento do estado também é conselheiro da Paranaprevidência, da Celepar e da Fomento Paraná. Foi também presidente dos fundos de Abastecimento Alimentar e de Segurança Alimentar de Curitiba; além de presidente do Conselho Regional de Economia (Corecon-PR). 

A homenagem ao secretário rendeu diversos elogios dos parlamentares em apartes ao autor do projeto de decreto legislativo. Leonidas Dias (Pode) destacou que Ortigara tem um “histórico muito bonito em prol do estado do Paraná”. “É uma pessoa de excelente caráter. Parabéns ao dr. Norberto! Acho que ele tem uma equipe extraordinária, uma condução política técnica e administrativa que realmente, dentro da secretaria, é muito positiva. […] Ele entrega um trabalho notável ao estado do Paraná”, disse. 

Outro a falar da trajetória do secretário de Agricultura e Abastecimento do Paraná foi Tico Kuzma (PSD). O vereador lembrou que ele já recebeu o título de Cidadão Benemérito do Paraná, pela Assembleia Legislativa (Alep). “A característica mais marcante dele é a dedicação ao trabalho. Ele trabalha e trabalha muito. É muito agregador, conversa, tem humildade. Ele merece se tornar Cidadão Honorário de Curitiba.” Já Sidnei Toaldo (PRD) salientou que o gestor sempre pensou à frente na área da agricultura e tem uma história ligada à Curitiba e ao estado do Paraná. Para Serginho do Posto (PSD), Ortigara é “muito preparado” e tem uma das melhores performances técnicas do país. 

Também participaram da discussão os vereadores João das 5 Irmãos (MDB), Professora Josete (PT) e Rodrigo Reis (PL). Com a aprovação da Cidadania Honorária hoje, o decreto legislativo ainda precisa passar por uma nova votação, na sessão plenária desta terça-feira (30), antes de estar pronto para ser promulgado. 

Prêmios Papa João Paulo II e Profissional do Ano aprovados

Duas indicações a premiações de iniciativa da Câmara Municipal de Curitiba também foram aprovadas pelo plenário nesta segunda. A primeira é o Prêmio Papa João Paulo II, que distingue pessoas físicas e jurídicas não governamentais dedicadas à causa cristã. Neste ano, serão 26 nomes para serem homenageados pelo Legislativo (016.00001.2024). A proposição foi acatada com 26 votos “sim” e as abstenções de Indiara Barbosa e Amália Tortato. Já a lista de indicados para o Prêmio Profissional do Ano, que tem 30 nomes (110.00001.2024), selecionados pelos parlamentares por serem referência nas suas áreas de trabalho, foi aprovada com 26 votos “sim” e a abstenção de Tortato.

A mesma lei complementar municipal 109/2018, que regulamenta a concessão dos títulos de Cidadania Honorária e Vulto Emérito de Curitiba, define as regras para os onze prêmios municipais entregues anualmente pela CMC (Profissional do Ano, Papa João Paulo II, Ecologia e Ambientalismo, Professor João Crisóstomo Arns, Servidor Público Padrão, Pablo Neruda de Direitos Humanos, Mulheres Empreendedoras, Cidade de Curitiba, Cultura e Divulgação, Mérito Esportivo e Consagração Pública Municipal).

Pela norma, um vereador pode fazer apenas uma indicação para cada um desses prêmios por ano, dentro de prazos preestabelecidos. Os nomes indicados são submetidos à Comissão de Educação, Turismo, Cultura, Esporte e Lazer, que regimentalmente tem a obrigação de avaliar a concessão dessas homenagens, que são entregues em sessões solenes no Palácio Rio Branco. Ambas as indicações aos prêmios Papa João Paulo II e Profissional do Ano precisam passar por nova votação, também nesta terça, para estarem prontas para promulgação. 

CMEI Maria Antonia Moscalewski Schuartz passa em segunda votação

Com 27 votos “sim”, unanimidade na votação, foi aprovado o projeto que denomina um Centro Municipais de Educação Infantil (Cmei) localizado no Bairro Alto de Maria Antonia Moscalewski Schuartz (008.00001.2024). A iniciativa é de Leonidas Dias (Pode). A homenageada faleceu em novembro de 2022, aos 89 anos de idade. Era professora e pedagoga e foi servidora da Secretaria de Educação e Cultura do Estado do Paraná e também atuou na Universidade Tuiuti do Paraná e na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). A homenagem já pode ser sancionada pelo prefeito Rafael Greca.