Secretaria antidrogas atinge região metropolitana

por Assessoria Comunicação publicado 30/01/2009 18h20, última modificação 22/06/2021 11h01

A atuação da secretaria Municipal Antidrogas foi destacada na Câmara de Curitiba pelo vereador Mario Celso Cunha (PSB). Ações que mostram bom trabalho de prevenção, utilizando equipamentos e material humano com especialidade no setor, "revelam que o planejamento operacional adotado leva a conscientização do problema para toda a sociedade".
Segundo o líder do prefeito, "todas as ações têm este foco, usando o esporte e o lazer como ferramentas importantes. Também palestras e encontros com comunidades terapêuticas fazem parte do programa da secretaria, além de audiências públicas nas regionais e nos Conselhos de Segurança, onde são debatidos temas como gestão, aplicação dos recursos, atendimento e tratamento dos dependentes", comentou.
Enfrentamento
Para o vereador, "levar informação e intensificar medidas de prevenção é o melhor caminho de enfrentamento ao problema que assola a sociedade". O Brasil gasta 7,9% (R$ cerca de 29 bilhões) do seu Produto Interno Bruto (PIB) para resolver problemas ocasionados pelo uso de drogas. Desse percentual, 5,4% é gasto com álcool e 2,2% com nicotina. "O álcool é a terceira causa de falta no trabalho; a 8ª na concessão de auxílio-doença na Previdência; 75% dos acidentes automobilísticos são provocados pela ingestão alcoólica",citou Cunha.
Escolha
A Secretaria Municipal Antidrogas foi criada pelo prefeito Beto Richa, que também criou o Conselho Municipal de Políticas sobre Drogas. Para o comando da secretaria foi buscar um graduado policial da Polícia Federal, Fernando Francischini. Mario Celso falou da importância desta escolha: "Francischini é um jovem de 37 anos que já foi oficial da Polícia Militar (comandou a RONE da polícia de choque e fez curso de formação para o COE), foi oficial do Exército e atua na Polícia Federal há 12 anos. Participou de grandes operações da PF, como a prisão do colombiano Juan Carlos Ramirez Abadia e do contrabandista Law Kim Chong. No Paraná, teve participação na prisão de Paulo Mandelli, além de cumprir centenas de mandados de busca e apreensão. Formado em direito, com diversas especialidades, é homem certo para esta grande missão", ressaltou.
Metropolitana
Devido ao sucesso das operações da secretaria, prefeitos da Região Metropolitana têm solicitado apoio logístico para a criação de departamentos e secretarias para prevenir e combater as drogas. Colombo foi o primeiro município a estabelecer parceria com a prefeitura de Curitiba. O prefeito J. Camargo nomeou Arthur Rodrigues de Almeida para o cargo. Também na Fazenda Rio Grande, o prefeito Chico Santos assinou o acordo e destacou Geraldo Pereira para o setor. Segundo Francischini " a rede é um braço forte da secretaria Antidrogas que estimula a participação da população nesta luta contra as drogas". O prefeito Beto Richa afirmou que "ganhamos importantes aliados no combate às drogas". A rede conta hoje com mais de 2.300 agentes multiplicadores que atuam de maneira permanente em suas comunidades.
Mario Celso, ainda fez destaque ao projeto Bola Cheia, pelo qual crianças e adolescentes praticam esporte, lazer, cultura e educação com atividades saudáveis, limpos de drogas. As atividades acontecem nas regionais no período noturno, tirando usuários das ruas.