Saúde e bem-estar: CMC Podcasts destaca projeto Semana Ativa Curitiba
Bruno Rossi, Anderson Moraes e Rogério Scarione conversaram com a jornalista Pedritta Marihá Garcia. (Foto: Jean Lucredi/CMC)
O CMC Podcasts publicou, nesta quinta-feira (21), o segundo episódio da primeira temporada da série “Você quer que vire lei?”, iniciativa que dá visibilidade a projetos de lei em tramitação na Câmara Municipal de Curitiba (CMC). No estúdio, o entrevistado foi o vereador Bruno Rossi (Agir), que apresentou à população a proposta de instituir a Semana Ativa Curitiba.
Inscreva-se no canal do CMC Podcasts no YouTube.
Tramitando desde janeiro deste ano na Casa, o projeto de lei reserva a última semana de setembro, período que marca o início da primavera, para celebrar a Semana Ativa Curitiba. A proposta tem como objetivo incentivar a prática de atividades físicas, promover hábitos saudáveis e conscientizar a população sobre qualidade de vida (005.00056.2025, com substitutivo geral 031.00091.2025).
Durante a Semana Ativa Curitiba, o Poder Executivo, em parceria com academias, universidades, entidades privadas e organizações não governamentais, poderá organizar atividades abertas à comunidade. A sugestão de Bruno Rossi é que sejam promovidas, em toda a cidade, aulas gratuitas em academias, praças e parques públicos, além de palestras, workshops, competições esportivas, feiras temáticas e atendimentos em saúde, como avaliações físicas e nutricionais.
A ideia é que as ações fiquem a cargo da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), em articulação com outras secretarias e instituições. O projeto Semana Ativa Curitiba também prevê que as entidades participantes possam receber certificação oficial de engajamento, tenham suas ações divulgadas nos canais da Prefeitura e até obtenham benefícios fiscais, conforme regulamentação específica. Os custos do evento poderão ser cobertos por parcerias público-privadas, doações, patrocínios e demais fontes previstas em lei.
Para o programa, Bruno Rossi convidou duas pessoas que estão diretamente envolvidas com a causa: o jornalista Rogério Scarione, que tem experiência com a cobertura de eventos esportivos e atua no seu gabinete parlamentar, e o empresário do ramo fitness e personal trainer Anderson Moraes. O bate-papo foi mediado pela coordenadora do CMC Podcasts, a jornalista Pedritta Marihá Garcia.
Atualmente, o projeto da Semana Ativa Curitiba aguarda parecer da Comissão de Saúde e Bem-Estar Social.
Assista à íntegra do episódio com o vereador Bruno Rossi:
Você quer que vire lei? Entenda a proposta do podcast!
Criado para aproximar o Legislativo da população, o programa “Você quer que vire lei?” tem formato de entrevista em que os vereadores e vereadoras explicam, em cerca de 20 minutos, uma de suas proposições – o seu “projeto favorito” da vez. O diferencial deste podcast é que cada parlamentar pode levar convidados que colaboraram na elaboração da proposta que tramita na CMC, que atuam diretamente na área relacionada ao tema ou que serão impactados pela futura lei, se for aprovada e sancionada.
A ideia é permitir que o debate seja mais amplo e didático. As entrevistas são conduzidas por jornalistas da Câmara Municipal de Curitiba e publicadas às terças e quintas-feiras no YouTube e no Spotify. A primeira temporada foi lançada em 19 de agosto e vai até o começo de dezembro de 2025.
Reprodução do texto autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Curitiba