Sancionada lei que obriga caixas de gordura nas edificações

por Assessoria Comunicação publicado 07/12/2010 18h20, última modificação 01/07/2021 11h14
Foi sancionada pelo prefeito a lei 13.634, de autoria do vereador Omar Sabbag Filho (PSDB), que obriga as edificações da cidade a terem caixa de gordura para receber o esgoto de pias de cozinha e de copa. Esta exigência já existia no antigo Código de Posturas do Município, de 1953. No entanto, com a vigência da nova lei de 2004, este item não foi contemplado.
A lei altera o artigo 144 da lei 11.095 de 2004, que passa a vigorar acrescido do §3º com a seguinte redação: “As águas provenientes de pias de cozinha e de copa deverão passar por uma caixa de gordura antes de serem lançadas no sumidouro ou no ramal conectado à rede de esgotos sanitários.”
A lei fala sobre as normas que regulam a aprovação de projetos, o licenciamento de obras e atividades, a execução e conservação de obras de Curitiba. A nova regra já está em vigor.
O objetivo da caixa de gordura é facilitar o trabalho nas estações de tratamento de esgoto posteriormente, evitando mais gastos de energia e recursos. O processo evita também que a gordura seja arrastada para fora da caixa, ocasionando entupimentos frequentes.
Como funciona
Antes do esgoto da cozinha ser lançado na rede, deve passar por uma caixa de gordura, recipiente que fica enterrado na parte de fora da casa. Quando a água suja chega a essa câmara, por processo de decantação, a gordura sobe e fica compactada, sem sair. Somente a água sai por um cano acoplado na parte de baixo da câmara. No fundo, ficam sólidos pesados, como metal, plástico e restos de comida. O processo se completa com a limpeza regular da caixa, feita pelo próprio proprietário.