Rumo à China, time de vôlei do Colégio Bom Jesus ganha homenagem

por Cintia Garcia*, especial para a CMC — publicado 26/09/2025 08h45, última modificação 26/09/2025 11h28
Time de vôlei do Colégio Bom Jesus Nossa Senhora de Lourdes representará o Brasil no campeonato mundial escolar de vôlei, em dezembro, na China.
Rumo à China, time de vôlei do Colégio Bom Jesus ganha homenagem

Equipe de vôlei masculino sub-14 do Colégio Bom Jesus conquistou primeiro título escolar continental do Paraná. (Foto: Carlos Costa/CMC)

Nesta semana, seis vereadores da Câmara Municipal de Curitiba (CMC) utilizaram o espaço do pequeno expediente da sessão plenária para entregar diplomas de Votos de Congratulações e Aplausos. Na quarta-feira (24), por exemplo, o vereador Guilherme Kilter (Novo) homenageou o time de vôlei masculino sub-14 do Colégio Bom Jesus Nossa Senhora de Lourdes, que disputará o Campeonato Mundial de Vôlei Escolar Sub-15, na China, em dezembro deste ano. Os atletas representarão o Brasil na competição graças à conquista invicta da medalha de ouro nos Jogos Sul-Americanos Escolares, no final do ano passado, na Colômbia.

“Foi o primeiro título continental da modalidade conquistado por uma equipe escolar de Curitiba e também de todo o nosso Estado do Paraná”, destacou Kilter. “Parabéns por esta excelente conquista. Vão e vençam lá na China, nos representem”, incentivou o autor do reconhecimento público aos jovens atletas da equipe de vôlei, há três anos conduzida pela técnica Camila Gomes Silva. Organizado pela Federação Internacional do Desporto Escolar, o ISF World Volleyball Championship será disputado em Shangluo, na China, entre os dias 3 e 14 de dezembro

A homenagem contou com a presença dos integrantes da equipe do Colégio Bom Jesus Nossa Senhora de Lourdes: Felipe Oliveira Esperança, Felipe Makishi, Pietro Baos Biasi, José Emanuel Breda, Nicolas Chermikoski Santos, Pietro Ortega Progiante, André Belotto Maciel, Ricardo Barreto Serrato, Pedro Henrique Leite e Luan Rodrigo Avrella, além da técnica Camila (077.00701.2025). 

Grupo Caveiras é celebrado por contribuição à segurança

Antes da homenagem de Guilherme Kilter, a vereadora Delegada Tathiana Guzella (União) homenageou o Grupo dos Caveiras, que reúne motoristas de aplicativos e completará nove anos em outubro, com os Votos de Congratulações e Aplausos. A parlamentar explicou que o grupo foi fundado em 2017 como uma resposta à insegurança enfrentada pelos profissionais. “Admiro cada integrante [dos Caveiras], que de graça trabalha em prol da segurança”, celebrou.

Com o tempo, a atuação do grupo se expandiu para ações sociais, como a distribuição de brinquedos e a doação de alimentos a famílias em situação de vulnerabilidade. “É uma organização que surgiu da necessidade e evoluiu com base na fraternidade, no respeito e na responsabilidade social”, pontuou Guzella. O diploma foi entregue ao presidente dos Caveiras, Guilherme Machado. A homenagem também foi acompanhada por Alexandre Vaska, Cristiani Monteiro, Daniel Dias dos Anjos, Daysi Caroline Pallu, Frederico Piero da Trindade, Gustavo Faraco, Jean Fernandes, Julio Cesar Machado, Luiz Carlos Martins, Marcelo Henrique Rodrigues, Ricardo Cipriano de Jesus, Augusto Ratti e Tatiane Araújo Pires (077.00501.2025). 

Homenagem à Banda Musical do Caximba por destaque mundial

Também na sessão desta quarta, o vereador Tiago Zeglin (MDB) entregou o diploma de Votos de Congratulações e Aplausos à Banda Musical do Caximba por representar Curitiba e o Brasil no European Music Contest 2025, realizado entre os dias 3 e 6 de julho deste ano na cidade de Rastede, Alemanha. Os artistas conquistaram o 2º lugar na categoria Marchant Entertainment e o 4º lugar na Competição de Marcha. “Eles são um orgulho para todos nós curitibanos”, afirmou o autor da homenagem.

Fundado em 2011, o grupo formado por jovens do bairro Caximba nasceu com instrumentos improvisados de latas"Viva a banda musical da Caximba!", festejou Zeglin. “A Banda do Caximba recentemente foi eleita a melhor banda do mundo”, complementou o vereador Tico Kuzma (PSD). O diploma foi entregue ao maestro Vitor Mendes Rodrigues. A homenagem também foi acompanhada pelos jovens músicos Ana Cláudia Fagundes e Daniel Dybas (077.00497.2025). 

Grupo de Fantoches da Guarda Municipal é homenageado na CMC

O Grupo de Fantoches Guarda Municipal de Curitiba também recebeu o diploma de Votos de Congratulações e Aplausos, na manhã da última quarta, por meio de iniciativa de Sidnei Toaldo (PRD), por já ter alcançado mais de 50 mil pessoas com suas apresentações. “Com a finalidade de educar, conscientizar e minimizar a violência, eles promovem a paz através de apresentações do teatro de fantoches, utilizando uma linguagem lúdica e divertida”, frisou o vereador.

O Grupo de Fantoches marcou presença nas duas edições do Câmara Aberta, em junho e em setembro deste ano, apresentando peças de diferentes temas, como combate à violência, bullying e cyberbullying, assédio, higiene pessoal, equidade de raça e gênero e defesa civil. A homenagem foi entregue por Sidnei Toaldo aos guardas municipais João Paulo Huzar, Vagner Aparecido Rodrigues e Karina Cardoso Leite, intregrantes da iniciativa (077.00722.2025).

Advogadas são reconhecidas por defesa das mulheres

A vereadora Laís Leão (PDT) abriu as homenagens da semana, na sessão plenária desta segunda-feira (22), com a entrega do diploma de Votos de Congratulações e Aplausos às advogadas Marina Jonsson e Maryah Salgado. As profissionais foram reconhecidas pela dedicação ao atendimento jurídico de mulheres e pelos três anos de fundação do Escritório Salgado e Jonsson, localizado na capital paranaense. “Elas trabalham especialmente para a defesa de mulheres, no direito da família e fazem toda a defesa de mulheres que sofrem violência”, destacou.

Além disso, Laís Leão ressaltou que as advogadas se dedicam à produção literária. Elas são as autoras de "As cores do céu de inverno -  Uma conversa sobre direitos, dias difíceis e recomeços!”, obra publicada pela Editora Pulga, finalista na categoria Educação do Prêmio Jabuti 2024. Voltado ao público infanto-juvenil, o livro aborda questões como gênero, direitos, comportamentos e práticas abusivas (077.00589.2025 077.00590.2025). 

Câmara homenageia entidades de apoio a grupos vulneráveis

camilla gondaEm seguida, na sessão desta segunda, foi a vez de Camilla Gonda (PSB) reconhecer a atuação de duas organizações sociais, a Associação Beneficente de Solidariedade e Cidadania e a Associação de Reabilitação e Promoção Social do Fissurado Lábio Palatal (Afissur), com os Votos de Congratulações e Aplausos. A vereadora explicou que a primeira entidade filantrópica, também conhecida como Vidas PCLs (Pessoas com Limitação Também Importam), destina-se à promoção de cidadania, inclusão, assistência e valorização de pessoas em situação de vulnerabilidade, especialmente pessoas com deficiência, idosos, população em situação de rua e jovens em risco social. O diploma foi entregue ao presidente da instituição, Romário Rocha, e a sua tesoureira, Karen Cristina Rezende (077.00481.2025)

Já a Afissur, pontou Camilla Gonda, dedica-se ao atendimento integral de pessoas com fissura labiopalatal, má-formações congênitas de face e crânio e síndromes associadas. “Seu trabalho vai além do cuidado físico, atuando também nos aspectos psicológicos e sociais, com uma visão integral e humanizada, que considera a singularidade de cada indivíduo”, complementou a vereadora. A homenagem foi acompanhada por seu vice-presidente, Albino Golombieski; a psicóloga Denise Souza; e a assistente social Maria Claudia de Souza (077.00558.2025). 

Homenagem celebra 28 anos do Forasteiros Moto Clube

A vereadora Delegada Tathiana Guzella também prestou homenagem, na última segunda, ao 28 anos do Forasteiros Moto Clube. O reconhecimento, disse a parlamentar, deve-se à trajetória do grupo, marcada por união, respeito e dedicação ao motociclismo. “Eles fazem um importante papel, não só de assistência social em campanhas de alimentos e agasalhos [...], mas também recebendo integrantes com o espírito de irmandade, camaradagem, liberdade e, principalmente, respeito”, disse.

O Moto Clube Forasteiros, fundado em 1997, com sede no bairro Cajuru, em Curitiba, foi criado com o objetivo de organizar viagens e participar de eventos de motociclismo. “É um grupo unido, irmão e que ajuda a comunidade”, reforçou Tathiana Guzella. O diploma de Congratulações da Câmara de Curitiba foi entregue ao presidente do motoclube, André Arlindo Viana. A homenagem também foi acompanhada por Mário Marques Guimarães Neto, André Arlindo Viana, Adelmo Martins, Waldeci  Luiz Dominguez, José Fernando Opolis e ⁠Rafael Batista, integrantes do Forasteiros (077.00472.2025).

Câmara aprova novos Votos de Congratulações 

Em outro expediente da sessão plenária, chamado de segunda parte da ordem do dia, a Câmara de Curitiba registrou a votação e a aprovação de novos requerimentos de Votos de Congratulações e Aplausos. Na sessão desta segunda, por exemplo, o vereador Angelo Vanhoni (PT) fez a defesa da homenagem ao ator diretor, cenógrafo, autor e produtor teatral Danilo Serge Avelleda, em celebração ao seu 86º aniversário e em reconhecimento à sua trajetória cultural. “A força teatral de Curitiba para o resto do Brasil e da nossa cidade, é imensa, e o Danilo faz parte deste processo criativo”, afirmou (077.00759.2025). Vanhoni também debateu os Votos de Congratulações ao cineasta e diretor de videoclipes Raul Machado. “É um artista que contribuiu muito para o desenvolvimento do cinema e da indústria da cultura digital da cidade”, acrescentou (077.00743.2025). 

Ainda nesta segunda, Rodrigo Marcial (Novo) defendeu a homenagem à administradora da Regional Matriz, Ariane Assis, que salvou a vida de uma jovem engasgada em um restaurante, na sexta-feira do dia 12 de setembro, com o uso da manobra de Heimlich. “Se não fosse a prontidão, a sabedoria, o conhecimento prático da nossa administradora regional, a gente não teria uma vida”, enfatizou (077.00734.2025). Ele retomou o tema no pequeno expediente desta terça-feira (23), exibindo um vídeo do Corpo de Bombeiros sobre a manobra de Heimlich e o que deve ser feito em casos de engasgamentos. 

No grande expediente desta terça, Serginho do Posto (PSD) discutiu o requerimento de Votos de Congratulações em homenagem à Ábaco Contabilidade, reconhecida pelos 15 anos de atividade em Curitiba. “É uma empresa que consolidou esses 15 anos, é uma empresa familiar”, mencionou o autor (077.00737.2025). Já nesta quarta, foi a vez de Eder Borges (PL) defender a aprovação da homenagem ao bateirista da banda Angra, Ricardo Confessori, destacado por ser um músico autodidata, compositor, produtor e professor de bateria. “Ele levou o regionalismo brasileiro, levou a musicalidade brasileira para o mundo”, afirmou o vereador (077.00741.2025).

*Matéria elaborada pela estudante de Jornalismo Cintia Garcia*, especial para a CMC.
Supervisão do estágio e edição: Fernanda Foggiato.
Revisão: Ricardo Marques